EconomiaPaísUncategorized

Portugal com a 13.ª eletricidade mais cara da União Europeia e o 10.º gás natural mais barato

De acordo com os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Portugal é o 13.º país, de 27, com a eletricidade mais cara, sendo o 10º com gás natural mais barato, no decorrer do primeiro semestre do ano.

“No primeiro semestre de 2022, Portugal registou os preços de eletricidade mais baixos, para o segmento doméstico e não doméstico, em comparação com Espanha, a média da União Europeia e a média da área do euro”.

Relativamente ao gás natural, Portugal apresentou-se com valores “abaixo de Espanha e da UE, no entanto com valores acima à área do Euro.”

No primeiro semestre deste ano, o preço médio da eletricidade no setor doméstico nos 27 países da UE fixou-se em 0,2595 euros por quilowatt-hora (euros/kWh) e na zona euro nos 0,2695 euros/kWh, 12% e 16% mais caro, respetivamente, do que o valor praticado em Portugal (0,2320 euros/kWh).

Já no segmento não doméstico, o preço médio nos 27 países da UE fixou-se em 0,1926 euros/kWh e na zona euro nos 0,2004 euros/kWh, 35% e 40% mais caro, respetivamente, do que o valor praticado em Portugal (0,1426 euros/kWh).

Comparativamente com o mesmo período do ano passado, Portugal registou uma subida de 5,5% nos preços da eletricidade para consumo doméstico. No consumo não doméstico a subida foi bastante mais “acentuada” aumentando em 18.2%. Ainda assim a descida foi menor do que a observada em Espanha, na UE e na Zona Euro, (entre 39,7% e 74,2%), refere o regulador.

No que toca ao gás natural, “Portugal está entre os países com o peso mais elevado desta componente, no segmento doméstico, e o peso mais baixo no segmento não doméstico”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *