CulturaDistrito do PortoMúsica

Porto | NOS Primavera Sound 2022: começar de novo

De 9 a 11 de Junho o Festival NOS Primavera Sound 2022 volta a animar o Parque da Cidade, no Porto. Três anos desde a sua última edição, o bom filho a casa torna, desta vez com mais de 60 bandas em cartaz. O destaque desta edição vai para Nick Cave, Tame Impala, Pavement, Interpol, Beck e Gorillaz

A edição deste ano, a 9.ª, é “um começar outra vez”. “Foi quase um reaprender a trabalhar. Um festival destes envolve muita gente e estas ligações foram-se perdendo com estes anos de pandemia. Foi um desafio muito grande preparar esta edição, mas ao mesmo tempo aliciante, porque é bom coisas boas começarem de novo”, afirmou o diretor da Pic-Nic, promotora do NOS Primavera Sound, José Barreiro, em declarações à agência Lusa.

Embora a organização tenha tentado “não mexer muito no que era um festival já com a sua marca, o seu sucesso”, as obras de ‘ligação’ do Parque da Cidade ao mar, recentemente concluídas, “forçosamente mexeram com o ‘layout’ do festival”. “Mas é mais na zona de entradas, de alimentação, de acesso aos palcos principais. Tivemos que modificar o próprio pórtico de entrada e mexemos bastante na praça de alimentação. Porque a localização dos palcos é praticamente a mesma que existia até 2019”, explicou José Barreiro.

Do cartaz desta edição, o promotor destaca os cabeças-de-cartaz, “que é o que as pessoas mais procuram”: na quinta-feira, Nick Cave e Tame Impala, “dois nomes enormes do panorama musical numa mesma noite, é raro isso acontecer num festival em Portugal”, na sexta-feira, “o grande regresso” dos Pavement aos palcos, que deveria ter acontecido em 2020, e de Beck, “há bastante tempo ausente dos palcos portugueses” e, no sábado, Gorillaz, “uma banda que raramente pisa palcos” e que a Pic Nic teve “a sorte de trazer” ao Porto.

“Depois outros nomes, como Interpol, e muito pop, como o Jhay Cortez, Caroline Polachek. O festival tem esta característica que é mostrar um bocadinho de todos os géneros musicais, tentamos sempre dar um bocadinho de tudo o que se vai passando, sem excluir estilos”, referiu José Barreiro.

Para além da celebração que será regressar a todos os rituais que envolvem um festival, o NOS Primavera Sound voltará a celebrar a música contemporânea em toda a sua magnitude com um cartaz corajoso, eclético e transversal, que fala em várias línguas e em diversas sonoridades. Do soul activista de Jamila Woods ao post-hardcore inesgotável de Jawbox, do terapêutico flamenco de Maria José Llergo ao hip hop mutante de Earl Sweatshirt, do funk nómada de Khruangbin ao universal house de Black Coffee, o regresso ao Porto servirá não só para recuperar o tempo perdido, mas também para viver o presente e começar a sonhar com o futuro.

Embora tudo pareça novidade depois de dois anos sem festival, há coisas que não mudam porque não existe motivo para isso: como nas edições anteriores, também se cantará em português em 2022, com a visita do outro lado do Atlântico de Arnaldo Antunes, história viva da música brasileira, ou por representantes da cena musical nacional como Pedro Mafama e o seu novo folclore, os energéticos Throes + The Shine, os Montanhas Azuis e as suas sonhadoras canções, Holy Nothing e o seu groove contagioso, a magnética Rita Vian, e David Bruno com o seu romantismo à prova de bomba. Uma oferta que fica completa com heróis do actual panorama do clubbing português como Nídia, DJ Firmeza, Mvria e Arrogance Arrogance.

Os passes de três dias “estão esgotados há mais de um mês”. Para quinta-feira e sábado, também já “não há bilhetes”, e sexta-feira está “perto de esgotar”. “[A adesão do público] dá-nos a responsabilidade de conseguir fazer outra vez bem feito. E esse é o maior desafio para esta edição”, afirmou José Barreiro.

De acordo com o promotor, apenas sete a oito por cento das pessoas que tinham comprado bilhete para 2020 pediram reembolso.”Nessa altura lançámos o cartaz para 2021 e vendemos mais do que devolvemos”, contou. “O cartaz foi sendo adaptado, mas cerca de 80% das bandas é a mesma. A resposta do público foi sendo sempre muito positiva”, justificou.

Os concertos começam às 16:30, na quinta-feira, e às 17:00, na sexta-feira e no sábado, estando as últimas atuações marcadas para as 04:30 no primeiro e no último dia do festival e, para as 04:00, no segundo dia.

No recinto, além dos cinco palcos, há um espaço de restauração, onde não faltam “petiscos tradicionalmente portuenses”, e o Primavera Market, com bancas de 18 marcas “de áreas tão diferentes como moda, artesanato urbano e até um estúdio de tatuagens”.

Na 9.ª edição, o festival mantém a utilização de copos reutilizáveis, que têm o custo de um euro e podem “ser utilizados as vezes necessárias durante o evento, não sendo possível efetuar a sua devolução”.

Quem pretender deslocar-se até ao festival de transportes públicos terá à disposição metro e autocarros. A estação de metro mais próxima do Parque da Cidade é a de Matosinhos Sul, que fica na linha azul (em funcionamento todos os dias entre as 06h e a 01h). Quem vier das linhas vermelha, verde, violeta e laranja deverá fazer transbordo na estação de Senhora da Hora, já quem vier da linha amarela deverá mudar na estação da Trindade. Os autocarros que vão para junto do recinto são o 1M (a partir dos Aliados), o 200 e o 502 (do Bolhão), o 203 (do Marquês), o 205 (de Campanhã) e o 500 (da Praça da Liberdade). Haverá autocarros diretos da STCP entre a Praça da Cidade do Salvador, junto ao Parque da Cidade, e os Aliados entre as 01h e as 07h das madrugadas do evento.

Além disso, haverá um parque para bicicletas na entrada do recinto.

“Estamos numa expectativa muito grande, e também acho que a expectativa das pessoas é muito elevada”, disse José Barreiro, lembrando que “é o regresso dos grandes festivais” de música, após dois anos de interrupção impostos pela pandemia da covid-19.

Pode consultar toda a programação e horários do Primavera Sound 2022 aqui 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *