Sines

Porto de Sines cresce 23% no primeiro semestre de 2021

O Porto de Sines cresceu 23% no primeiro semestre de 2021 no “conjunto de todos os segmentos de carga”, resultando numa “movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas”, face a igual período do ano passado.

Em nota de imprensa, o Porto de Sines diz que “esta evolução positiva deve ser associada à flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado”.

Assim, atribui a um dos fatores desta evolução “os Granéis Líquidos, onde se incluí o crude, os refinados e o gás natural, registam um crescimento de 28.6% face ao mesmo período do ano transato e acumulam 12.6 milhões de toneladas movimentadas, um acréscimo de 2.8 milhões de toneladas. Neste segmento, com especial destaque para as Ramas e Refinados, constata-se um aumento de 27% nas importações de petróleo e de 16% na movimentação de produtos petrolíferos em comparação com período homologo pré-pandemia (2019), revelando a notável recuperação económica do Porto de Sines em contexto do levantamento das restrições impostas pela situação da pandemia Covid-19”, completa.

A par do “segmento de Carga Geral, onde se incluem os contentores, também regista um crescimento significativo, contabilizando um crescimento homólogo de 21.2% e um total de 11.2 milhões de toneladas movimentadas (+2.0 milhões de toneladas). A carga contentorizada, um dos principais segmentos de carga no Porto de Sines, continua a demonstrar a sua dinâmica e a consolidar a sua posição, atingindo um total de 904.910 TEU movimentados e um crescimento de 22.5% face ao mesmo período do ano transato. Também no primeiro semestre do ano registou-se um acréscimo de 1% no número de escalas em Sines, contabilizando-se 988 navios”, conclui.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *