Distrito do Porto

Porto | Coração de D. Pedro, exposto na Lapa, viaja temporariamente para o Brasil

O coração do “Rei Soldado”, D. Pedro IV, está exposto desde ontem, dia 20 de agosto, na Igreja da Lapa, no Porto, depois de ter sido retirado do mausoléu onde estava trancado a cinco chaves, e vai viajar este domingo, dia 21 de agosto, para o Brasil.

Conforme avançou o Porto Canal, até ao final do dia de ontem, sábado, em oito horas de exposição, o órgão do monarca – doado à cidade pelo apoio na luta liberal – do século XIX recebeu mais de 3 mil visitas, sendo que foi colocado para contemplação desde as 10 horas da manhã.

O coração de D. Pedro IV de Portugal, D. Pedro I do Brasil, vai viajar temporariamente até ao Brasil, para a comemoração do bicentenário da independência. Durante o dia de hoje, domingo, dia 21 de agosto até às 16h, está patente para visita.

Após encerramento da exposição, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o embaixador da República Federal do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro Silva, vão proceder à assinatura do protocolo que define todos os critérios exímios de transladação desta relíquia, pode ler-se no jornal Diário de Notícias.

O transporte, diz a mesma publicação, – previsto para a 00h20 – será feito pelo presidente Rui Moreira, como apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Ficará, até ao dia da celebração da independência brasileira, 7 de setembro, no Palácio Itamaraty.

O coração de D. Pedro regressa à invicta no dia 9 de setembro, onde ficará em exposição por mais dois dias – 10 e 11 de setembro, antes de voltar para o mausoléu da Igreja da Lapa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *