Distrito de LisboaPolítica

“Políticas de Coesão” é tema principal na 20ª edição da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Na ultima semana, realizou-se a 20ª edição da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas, tendo contado com a presença do Presidente da Autarquia de Sintra, Basílio Horta.

O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, e Elisa Ferreira, comissária responsável pela pasta Coesão e Reformas, abriram os discursos juntamente com a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, numa cerimónia que teve como temas principais a dupla transição ecológica e digital, a coesão territorial e a capacitação dos jovens, com especial ênfase ao papel da política de coesão na recuperação sustentável da Europa.

A cerimonia também ficou marcada pelos temas referentes à guerra contra a Ucrânia, as consequências a longo prazo da pandemia COVID-19 e a ameaça da crise climática colocam a União Europeia sob uma pressão sem precedentes.

Basílio Horta no seu discurso salientou “a forma de concretizarmos esta ideia de Europa de união e diversidade passa pela implementação de políticas de coesão e por pensar nas regiões e nos municípios como agentes catalisadores dessas mesmas políticas.

” A Europa deve garantir que as políticas europeias incluem um olhar sobre os diferentes territórios e que são escutadas as demandas das regiões e municípios, uma vez que estes se encontram em relação direta e de proximidade com as comunidades.” completou o autarca.

Já Elisa Ferreira referiu que “A política de coesão está numa posição privilegiada para fazer parte das nossas respostas a curto e longo prazo às crises e desafios que a Europa enfrenta. Ao envolver os intervenientes locais e regionais na sua implementação, a Coesão reforça a qualidade das nossas democracias.”

É de relembrar que a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é o maior evento do ano dedicado à política regional. Todos os anos, durante quatro dias, as regiões e os municípios dão a conhecer a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, bem como de aplicar a política de coesão da União Europeia, e demonstram a importância do nível local e regional para a boa governação europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *