DistritosPaísPolítica

POLÍTICA – CDS exige explicações da ANAC sobre heliporto do Hospital Garcia de Orta

Em nota de imprensa enviada ao Diário do Distrito, o CDS-PP exige explicações sobre a situação do heliporto no Hospital Garcia de Orta.

«Os deputados do CDS-PP Nuno Magalhães e Hélder Amaral querem que a Autoridade Nacional de Aviação Civil esclareça se o heliporto do Hospital Garcia de Orta está ou não certificado para utilização noturna e, se sim, por que motivo os helicópteros do INEM não aterram durante a noite, alegando falta de luz e certificação, e querem ainda saber se a ANAC tem algum pedido pendente de certificação, e se sim, desde quando.

Nuno Magalhães e Hélder Amaral questionaram também a Ministra da Saúde no intuito de saber que medidas foram tomadas no sentido de resolver a falta de certificação para utilização noturna do heliporto do Hospital Garcia de Orta.

Nos últimos dias várias notícias deram conta de que um helicóptero do INEM foi obrigado a aterrar no estádio do Cova da Piedade por falta alegada de iluminação no heliporto do Hospital Garcia de Orta.

As notícias referem que, segundo o INEM, estas situações são normais uma vez que o heliporto do Hospital Garcia de Orta não está devidamente certificado para operações noturnas.

O helicóptero transportava uma mulher de 72 anos, oriunda do Hospital de Évora, que após a aterragem foi transferida de ambulância até ao hospital, com acompanhamento da equipa médica do helicóptero do INEM.

Ainda de acordo com o referido, o INEM não tem qualquer interferência na decisão de aterrar ou não a aeronave, competindo exclusivamente ao comandante.

Os heliportos são infraestruturas da responsabilidade das unidades hospitalares, mas as questões relacionadas com a certificação/utilização dos heliportos, são responsabilidade da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *