AtualidadeDestaqueDistrito de Setúbal

Politécnico de Setúbal vence Concurso Poliempreende

IPS venceu duplamente a competição nacional de ideias de negócio.

Na 17ª edição do  Poliempreende, competição nacional de ideias de negócio que assenta na maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior, constituída por 18 politécnicos e três escolas politécnicas das universidades, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi o grande vencedor.

Este ano, a competição abarcava dois anos, 2020 e 2021, e o IPS saiu duplamente vencedor.

“MenuAI”, projeto na área da Inteligência Artificial (AI) que visa aliar a tecnologia aos desafios da gestão de informação no setor da restauração, foi distinguido como 1º prémio (2021), reconhecendo a ideia inovadora de João Santos, diplomado e docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), em equipa com Guilherme Tavares, diplomado do ISCTE.

A solução“Increas”, para o desenvolvimento de biossensores, colocados numa cadeira de escritório, que permitem assimilar e tratar dados variados (da postura aostress), acessíveis através de uma plataforma, recebeu o 3º prémio (2020). A ideia premiada foi desenvolvida por Diogo Alves, João Monteiro e Micael Alves, licenciados em Tecnologia Biomédica, também pela ESTSetúbal/IPS.



João Santos descreveu o projeto de negócio “MenuAI” como uma “aposta na digitalização dos restaurantes”, com base numa ferramenta capaz de“através de uma simples foto do menu, conseguir extrair toda a informação de texto, tornando mais fácil a integração nas diversas plataformas online disponíveis”, como o Trip Advisor, Zomato, Glovo e Uber Eats, entre outras. Atualmente, esclarece, torna-se necessário “inserir todos os produtos manualmente ou usar um template Excel específico, o que torna o processo muito complicado e moroso”.

A dupla vencedora recebeu o valor pecuniário de 10 mil euros, atribuído pelo Santander Universidades, que vai ser usado para reforçar a equipa e a capacidade de processamento de dados.

O histórico do IPS na concurso é louvável, com  dois primeiros lugares, em 2017 (projeto Ilegal) e 2010 (projeto Smartpaint), e dois terceiros lugares, em 2018 (projeto BeGold), e em 2013 (projeto Play4Edu).

Os dois prémios agora alcançados demostram a excelência científica das formações e reconhecem a estratégia do IPS na promoção de uma cultura empreendedora junto dos estudantes”, disse Pedro Dominguinhos, presidente da Instituição de Ensino Superior.

 




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *