CrimeMoita

Polícia Marítima apreendeu 240kg de amêijoa japónica na Moita

Elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa realizaram uma ação de fiscalização dirigida à atividade de captura e transporte de bivalves no estuário do rio Tejo, na zona da Moita, da qual resultou a apreensão de cerca de 240kg de amêijoa japónica, de uma arte de pesca e de uma viatura.

A apreensão ocorreu no dia 30 de Novembro, embora a Autoridade Marítima tenha agora dado nota da ação, durante a qual foi detetada e monitorizada uma embarcação de recreio em plena atividade de captura de bivalves com recurso a uma arte de pesca denominada “ganchorra”, cuja utilização é proibida no estuário do rio Tejo.

Os bivalves capturados foram, posteriormente, acondicionados numa viatura, que foi intercetada e fiscalizada pelos elementos da Polícia Marítima, na zona da Moita, constatando-se que no seu interior estavam cerca de 240kg de amêijoa japónica, sem a devida documentação e sem cumprir com as condições estabelecidas no que diz respeito às regras sanitárias para o transporte e manuseamento dos referidos bivalves.

Foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo sido apreendidas, como medida cautelar, a embarcação de recreio, a arte de pesca utilizada na captura dos bivalves, bem como a viatura que transportava os mesmos, ficando os bens apreendidos à guarda do processo. Foram igualmente apreendidos os cerca de 240kg de amêijoa japónica que, por ainda se encontrar viva, foi devolvida ao seu habitat natural.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *