Mundo

Policia de Itália e França unida no combate à imigração ilegal

Pela primeira vez, as polícias de Itália e de França vão actuar juntas na fronteira entre os dois países, na tentativa de combater a imigração ilegal e o tráfico de pessoas.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (31) pelo ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, durante uma visita a Roma.

«Os traficantes de seres humanos estão a aproveitar-se das diferentes posições das forças policiais da Itália e da França» afirmou Darmanin.

«Não podemos acolher todos, e a União Europeia deve ter firmeza nas suas fronteiras externas. Para isso precisamos da redistribuição dos requerentes de asilo para que a Itália não seja deixada sozinha» e realçou que esta medida será «um grande passo à frente».

Embora os posicionamentos ainda não estejam definidos, tudo indica que as forças da autoridade serão colocadas em Bardonecchia, na região do Piemonte, e possivelmente em Menton, nos Alpes Marítimos, quase na fronteira italiana.

O ministro da França ressaltou a solidariedade de seu país com a Itália e afirmou que todos os países europeus devem fazer sua parte.

A Itália tem enfrentado, nos últimos dias, uma intensificação dos fluxos migratórios, sendo que a maioria dos deslocados são tunisianos, o que levou já a ministra do Interior italiana, Luciana Lamorgese, a falar com a Comissária Europeia de Assuntos Internos, Ylva Johansson, para visitaram juntas a Tunísia e solicitarem ao Governo desse país para aplicar medidas de forma a interromper o fluxo migratório, um pedido a que a Comissária Europeia acedeu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *