MundoSociedade

Polícia condenado a 15 meses de prisão por partilhar “fake news” em Espanha

Um polícia espanhol foi condenado a 15 meses de prisão esta terça-feira, por difundir notícias falsas a respeito dos imigrantes nas redes sociais, de acordo com o jornal El País.

Em 2019, a polícia da Guarda Civil publicou um vídeo no Twitter de um homem a espancar uma mulher até a deixar inconsciente. O arguido, fez parecer que o vídeo tinha ocorrido em Espanha, com o intuito de difamar um grupo de imigrantes marroquinos menores de idade. Quando na verdade, as imagens tinham acontecido na China, estando totalmente descontextualizadas. A partilha chegou às 22 mil visualizações.

O polícia aceitou a sentença e reconheceu que cometeu o crime, que o considera culpado de um delito contra os direitos fundamentais.

Além da condenação a 15 meses de prisão, o arguido terá de pagar uma multa de 1.620 euros e ficará privado de exercer atividades docentes ou desportivas durante cinco anos.

A defesa do homem, solicitou ao tribunal pena suspensa e o Ministério Público mostrou-se favorável com a proposta visto não haver antecedentes criminais. No entanto, para evitar novas ocorrências, o arguido teve que apagar as suas redes sociais e se quiser evitar os estabelecimentos prisionais terá de fazer uma formação sobre igualdade e Direitos Humanos.

Este foi o primeiro caso de condenação em Espanha por difusão de notícias falsas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *