Atualidade

Poeiras de África podem vir a afectar Portugal nos próximos dias

As imagens impressionam e dir-se-iam ter sido tiradas com um filtro, ou o mesmo ter sido aplicado após a foto.

Mas não é o caso, e são mesmo reais as fotos que estão a ser partilhadas nas redes sociais de Madrid esta segunda-feira, em tons vermelho-marciano.

A situação fica a dever-se a elevadíssimas concentrações de poeiras do deserto que estão a atingir o sueste de Espanha e podem chegar a Portugal esta terça-feira, sobretudo no Norte e Centro amanhã e em todo o país na Quarta e Quinta-feiras.

A chuva localizada que se espera venha a cair, poderá ser de lamas e a qualidade do ar irá sofrer um agravamento considerável, as pessoas mais sensíveis a este tipo de fenómeno devem ter cuidados redobrados, se possível evitar a exposição ao ar livre.

A previsão é apontada pelos sites de meteorologia Luso Meto e Meteo Trás os Montes, que aponta ainda uma terça-feira com sol e calor a Norte, com valores nos vales do Norte entre 24 a 27 graus, e chuva e frio a Sul de Portugal continental, com máximas a não ultrapassarem os 10 graus.

«Isto deve-se à movimentação de uma depressão em altitude, com ar frio, para Sul… Está em afastamento, mas ainda afecta o Sul… ao mesmo tempo que arrasta ar mais quente para Norte… e poeiras» refere o site.

Em relação às poeiras «será muito intenso no fluxo desta depressão. O céu ficará muito amarelo, a qualidade do ar será bastante má.

Na Quarta especialmente esperamos concentrações elevadíssimas de poeiras, que podem chegar mesmo à Escandinávia.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *