País

Poeiras de África atingem Portugal. Direcção-Geral de Saúde pede a idosos e crianças que fiquem em casa

Esta quarta-feira.

As poeiras oriundas do Norte de África que atravessam esta quarta-feira Portugal Continental vão afectar a qualidade do ar e, por isso, poderão ser prejudiciais para a saúde dos mais vulneráveis.

Por isso, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda que os idosos e as crianças permaneçam em casa.

As regiões do Norte, Centro, Baixo Alentejo e Algarve são as mais afectadas e, segundo um comunicado emitido pela DGS, “prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente” uma vez que se deve registar “um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”. 

A DGS alerta que “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana”, nomeadamente da população mais sensível, crianças e idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma ou doentes do foro cardiovascular. 

Assim, o organismo de saúde pública recomenda a estes grupos de cidadãos que permaneçam no interior dos edifícios e, se possível, com as janelas fechadas. A DGS refere ainda que a população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a actividade física ao ar livre e evitar a exposição de risco, como fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *