DistritosPalmela

POCEIRÃO – Comissão de Utentes da Saúde publica atividade

Foi publicado o relatório de atividades da Comissão de Utentes da Saúde de Poceirão e Águas de Moura.

Com o objetivo de acompanhar de perto as debilidades destas populações no acesso à saúde e aos transportes, e sensibilizar a tutela e o poder central para a necessidade de atuar sobre os temas, foi criada uma comissão de utentes que desenvolveu atividade pública durante o primeiro semestre deste ano.

Formada por um grupo de cidadãos residentes, a comissão para a saúde na União de Freguesias de Poceirão e Marateca iniciou atividade depois de uma reunião com a Sra Presidente da UFPM, em fevereiro deste ano, onde apresentou um plano de ação para o melhoramento dos centros de saúde e do atendimento prestado às populações das localidades.

Para a constituição da comissão ocorreram duas sessões públicas, uma em cada freguesia, com apresentação dos planos e dos objetivos, abertas a todos os interessados. A pouca afluência da população, ainda que com comunicação prévia por parte das juntas de freguesia, é lamentada no relatório.

Ao longo dos primeiros meses do ano a comissão manteve contatos permanentes com a União de Freguesias de Poceirão e Marateca, e reuniu com diversas entidades, incluindo os próprios centros de saúde, com o vereador da saúde da Câmara Municipal de Palmela Adilo Costa, com todos os vereadores eleitos das várias forças politicas do concelho de Palmela e com todos os deputados dos vários grupos parlamentares da Assembleia da República com a pasta da saúde, bem como receberam e acompanharam as suas visitas aos centros de saúde.

Entre as iniciativas promovidas pela comissão encontra-se ainda um inquérito entregue aos alunos do Agrupamento de Escolas de Poceirão e Marateca para que através deles os seus familiares se manifestassem sobre os centros de saúde. O resultado foi esmagador, pois 96% das famílias inquiridas revelaram-se insatisfeitas com os serviços prestados pelos centros de saúde locais, contra 2% de satisfeitos e outros tantos que não responderam ou pertencem a outro centro de saúde.

Em falta está o agendamento da reunião com o Sr. Ministro da saúde, remetida pelo gabinete do Sr. Primeiro Ministro, primeiramente contactado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *