Covid-19

Plano de Vacinação contra a covid-19 coloca idosos no fim das prioridades no acesso à vacina

O plano de vacinação contra a covid-19 foi apresentado pela Direção-Geral da Saúde na reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública e provocou indignação entre os peritos, uma vez que que coloca os idosos acima de 65 anos atrás de quatro grupos.

A proposta de Graça Freitas, segundo o Expresso, estabelece que a população mais vulnerável à infeção por covid-19 seja a última na lista de prioridades. À frente dos idosos acima dos 65 anos estão quatro grupos na primeira linha, incluindo as pessoas saudáveis entre os 60 e os 64 anos.

Os 22 peritos revoltaram-se com a proposta e pediram que o plano preliminar fosse eliminado:“Jamais deveria ter sido apresentado, ali ou em parte alguma. É chocante que o grupo de risco mais referido surja no último lugar”, explicou um perito ao ao Expresso.

“A vacina pretende no imediato prevenir as formas graves e a mortalidade por covid e são os mais idosos que mais correm esse risco, pelo que têm de estar entre os primeiros a vacinar”, diz outro especialista.

A DGS parece no entanto não partilhar da mesma opinião dos especialistas, que garantem que vão ceder a vacina aos idosos na mesma, caso a proposta avance.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *