AtualidadePaísSeixal

Plano de Contigência da 45.ª Festa do Avante! garante ‘espaço mais seguro do país’

A organização da Festa do Avante! divulgou as medidas de segurança e o Plano de Contigência para a edição deste ano do evento que, como habitualmente, decorre na Quinta da Atalaia, Amora, a partir da próxima sexta-feira.

«Tomando a experiência da sua edição em 2020 e do seu funcionamento, reconhecidamente exemplar, a Festa do Avante! voltará a ser nos seus três dias o espaço público mais seguro do país para se estar e usufruir» refere a organização, que acrescenta «a confiança acrescida de grande parte da população portuguesa estar já vacinada».

Este ano o recinto poderá receber até 40 mil pessoas segundo o parecer da DGS, que para a organização «contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que o estabelecido para outras iniciativas e actividades».

Fica garantido que «nos mais de 30 hectares de recinto totalmente ao ar livre, está assegurada a protecção e segurança dos visitantes, artistas e técnicos, com medidas que passam por «disponibilização, em todo o recinto e de forma abundante, de pontos para lavagem das mãos e pontos com álcool gel; definição de circuitos de circulação devidamente assinalados; recomendação do uso de máscara; diminuição da densidade da construção, garantindo que todos os espaços são abertos; definição de lugares nos espaços de espectáculos, com a definição de circuitos de entrada e saída – e o apoio de assistentes de plateia; exposições com circuitos lineares e sem cruzamentos; reforço das medidas de limpeza e higienização de todos os espaços».

No que respeita à restauração, ocorreu «o aumento das áreas de esplanada e a organização das mesas de forma a assegurar o distanciamento; marcação de circuitos para acesso aos pré-pagamentos e locais de atendimento; adaptação em todos os restaurantes a serviço de «pegue e leve», para consumo nas esplanadas e sem consumo aos balcões; generalização da utilização dos cartões contactless como meio de pagamento.

No acesso ao recinto «dá-se seguimento à recomendação da DGS para que os visitantes sejam portadores de comprovativo de vacinação, de recuperação de doença e/ou teste negativo» e como já havia sido anunciado, será disponibilizada junto da entrada da Quinta do Cabo uma área onde será possível a realização de teste rápido, para quem necessitar, em colaboração com entidade certificada, bem como para a realização de autotestes.

O horário da Festa do Avante! mantém-se, começando na sexta-feira das 19h00 às 01h30; no sábado das 10h00 às 01h30 e no domingo das 10h00 às 23h00.

No primeiro dia, para evitar aglomerações nas entradas, as portas abrirão, para os visitantes, às 16h00, e na sexta-feira e no sábado só é permitida entrada e reentrada na Festa até às 24h e no domingo até às 22h00.

Todos os espaços de restauração encerram até à 01h00, na sexta-feira e no sábado, e até às 22h30, no domingo.

Os espectáculos terminam até à 01h30 na sexta-feira e no sábado e até às 23h00 no domingo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *