Crime

PJ detém autor de burlas por Whatsapp

O alerta foi lançado há cerca de uma semana, altura em que começou a circular mais um esquema fraudulento com o objectivo de roubar dinheiro, destas feita através de mensagens via WhatsApp, nas quais era pedido que fosse feita uma transferência.

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de “informação da utilização de uma conta bancária, na qual estavam a ser depositados valores oriundos de burlas através de mensagens de WhatsApp”, que recentemente tem vitimado muitos cidadãos, publicitada como burla “olá mãe ou olá pai”, informa agora que “identificou e deteve um cidadão estrangeiro, com 25 anos de idade, como presumível autor deste tipo de burlas, em número ainda não totalmente apurado”.

Reforçando os alertas já emitidos e verificando-se um número crescente de denúncias por aquele tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, “em momento algum, satisfazerem pedidos via WhatsApp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares, em nome de quem são feitas as solicitações, de transferências de dinheiro”.

Este tipo de esquema não é novo, mas circulou com força em Portugal nos últimos dias. A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp, com o burlão a fazer-se passar por filho ou filha da vítima, e depois diz que mudou de número. De seguida, pede ao “pai” que lhe transfira um determinado valor via MB WAY. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vector de ataque em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *