Crime

PJ colabora no desmantelamento do maior laboratório europeu de cocaína

A Policia Judiciária (PJ), participou numa operação internacional que desmantelou o maior laboratório europeu de tratamento de cocaína, informações avançadas em comunicado pela Policia Nacional espanhola.

“O macrolaboratório foi instalado na província de Pontevedra (na Galiza, Espanha) e funcionou 24 horas por dia; nele, os ‘cozinheiros’ (distribuídos em diferentes turnos) encarregavam-se de transformar a pasta base em cloridrato de cocaína pronto para consumo”,  pode-se ler na nota publicada.

Afirmam ainda que “a organização criminosa desarticulada apresentava um elevado grau de sofisticação”.

“Agentes da Policia Nacional, numa operação conjunta com a Polícia Judiciária de Portugal e a Direcção Anti-Narcóticos (DIRAN) da Colômbia, desmantelaram o maior laboratório clandestino de processamento de pasta-base de cocaína da Europa, com capacidade para produzir 200 quilos por dia”, acrescentam.

Desta operação resultaram ainda 18 detenções, das quais 11 foram na Galiza, uma no País Basco, quatro em Madrid e duas em Las Palmas de Gran Canaria.

“Como resultado das 14 buscas realizadas, os agentes apreenderam 1.300 quilos de pasta base de cocaína – tratando-se da maior apreensão até agora fora das áreas produtoras -, 151 quilos de cloridrato de cocaína e mais de 23.000 litros de precursores e outros produtos químicos”, anunciaram também as autoridades espanholas.

Foram também bloqueados 17 imóveis – totalizando um valor aproximado de 1.700.000 euros – e 37 produtos financeiros, aguardando a quantificação do seu valor.

A investigação começou em outubro de 2020 e permitiu revelar que a rede trabalhava com “várias células de atuação com contacto mínimo entre si para não levantar suspeitas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *