DestaqueDistrito de SetúbalPaís

Pior da ‘Bárbara’ na terça-feira coloca cinco distritos em ‘aviso vermelho’

A tempestade atlântica irá causar maiores problemas durante esta terça-feira na zona centro e parte do sul do país, o que já levou o IPMA a colocar para amanhã cinco distritos sob ‘aviso vermelho’, o mais elevado da escala de perigosidade.

Durante terça-feira ocorrerá a fase mais critica de chuva e vento forte e estarão sob este aviso os distritos de Setúbal, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

Segundo o site Best Weather a situação fica a dever-se «à interacção de uma ondulação polar em altitude com uma pluma de ar tropical, muito rica em humidade e energia potencial.

Esperamos que a interacção desses dois elementos atmosféricos gere uma baixa pressão (ciclogénese) que entrará pelo sudoeste do território e avançará apara nordeste ao longo do dia.

Este cenário está um pouco mais consolidado mas ainda há incertezas, com uma margem de uns 50km de erro em termos da trajectória exacta deste ciclone, que irá provocar precipitação significativa.»

O grosso da precipitação deverá cair entre o litoral centro/sudoeste, áreas do centro, Alentejo, Serra Algarvia e regiões montanhosas do norte e nordeste.

O vento será intenso, com rajadas que poderão superar os 100km/h nomeadamente à passagem de linhas de instabilidade mais activas e há possibilidade de rajadas pontuais até 140km/h. As áreas com maior risco de vento severo são o centro, sul e montanhas do norte.

O estado do mar também será afectado, com ondas que podem superar os 5 a 6 metros de altura, o que poderá dificultar as ligações marítimas e causar alguns problemas na orla costeira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *