País

Pinhal Novo | Novo parque fotovoltaico vai produzir electricidade para quase 20 mil pessoas

Presidente da CM Palmela prevê que apenas 22% da energia a produzir nas centrais fotovoltaicas do concelho seja necessária para consumo interno.

O novo Parque Fotovoltaico de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, é constituído por cerca de 22 mil módulos solares, tem uma potência instalada de 11,8 MW, uma capacidade de produção anual de 24,3 GWh e deverá também permitir uma redução de 6.402 toneladas de emissões de carbono por ano.

O equipamento foi inaugurado esta quinta-feira pela Voltalia, um grupo internacional das energias renováveis, num investimento de 11 milhões de euros que vai fornecer electricidade a 19 mil pessoas, anunciou a empresa.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, congratulou-se com o arranque de mais um investimento em energias renováveis no concelho. “O posicionamento estratégico, condições edafoclimáticas [características do meio ambiente, como o clima, relevo, temperatura, humidade do ar, radiação, tipo de solo, vento, composição atmosférica e a precipitação pluvial] e ‘clusters’ industriais e logísticos que se constituem como potenciais clientes fazem do concelho de Palmela um território muito atractivo para a instalação de investimentos na área das energias renováveis e, em concreto, da energia solar fotovoltaica”, referiu o autarca.

Álvaro Amaro sublinhou que, com base no consumo anual de energia no município em 2021, “prevê-se que apenas 22% da energia a produzir nas centrais fotovoltaicas do concelho seja necessária para consumo interno”.

O Parque Fotovoltaico do Pinhal Novo é um dos cinco que compõem o novo ‘cluster’ português da Voltalia – Complexo Garrido -, que integra também os parques de Alcochete, Antuzede, Vale Serrão e Oliveira de Frades e representa um investimento global de 50 milhões de euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *