País

Pinhal Novo | Novo mural do Auditório Municipal inspirado nos valores de Abril e no Cante Alentejano

Já está concluída a pintura mural do Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro. Localizada na parte detrás do edifício, virada para a estação ferroviária, “Catarina” foi realizada por Vasco Maio, que teve como inspiração os valores de Abril, as/os trabalhadoras/es rurais e o cancioneiro do Cante Alentejano.

O trabalho, solicitado pelo Município de Palmela à Revista FOME, constitui uma homenagem aos protagonistas da revolução dos cravos, em particular, à ceifeira Catarina Eufémia, morta aos 26 anos num protesto operário.

“Visto estarmos aqui num local onde aos fins-de-semana existe o “Mercado da Reforma Agrária”, fez-me sentido fazer o mural com alusão a Abril e que fizesse, também, essa ligação aos trabalhadores agrícolas e à Reforma Agrária. É uma homenagem directa a Catrina Eufémia, uma figura com bastante relevância e muito respeitada pelos seus ideais”, sublinhou o artista em declarações publicadas no site da Câmara Municipal de Palmela.

Nascido em 1983, Vasco Maio possui ateliê e residência em Almada e desenvolve trabalho na área da pintura e desenho, bem como arte pública, nomeadamente pintura mural. É licenciado pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Design de Comunicação e bacharelato em Pintura, na mesma instituição.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *