AtualidadeBombeiros

Petição quer subsídios para famílias de bombeiros mortos ou incapacitados em incêndios

Foi criada uma petição, que recolheu cerca de 400 assinaturas, que solicita ao Governo a «atribuição de um subsídio vitalício para as famílias dos Bombeiros que morreram ou ficaram incapacitados no combate aos incêndios em Portugal».

Os dois subscritores C. Silva e M. Caixeiro relembram que «Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros são treinados para atuarem em caso de incêndios (florestais ou urbanos/industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo.

Alguns possuem equipamentos de matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar.

O serviço de combate a incêndios e serviços de resgate é conhecido em alguns países como ‘brigada de incêndio’. Os bombeiros tornaram-se presentes desde as áreas florestais para as áreas urbanas e a bordo de navios.

Esta é a definição de bombeiro que podemos encontrar em qualquer sítio na internet.

Mas ser bombeiro é muito mais que isso. Muito se tem escrito e falado sobre a nobreza de ser bombeiro, tantas interpretações diferentes e tantos significados!».

Continuando com a exaltação dos que escolhem ser bombeiros, os subscritores relembram que «os vários corpos de Bombeiros em Portugal são constituídos, em cerca de 90%, por voluntários, é necessário que em caso de acidente no desempenho das suas funções e do qual resulte morte ou incapacidade total ou permanente as famílias.

Considerando que o decreto-lei n° 466/99 publicado no Diário República n°259/1999 Série I-A de 1999-11-06 se encontra desatualizado, é pois, por isso, necessário criar um fundo ou um subsídio vitalício, para as famílias destes heróis, quando um deles cai, quando um deles sobe a escada até ao céu ou fica incapacitado para o resto da vida.»

Fica por fim a proposta de que «se reduza ou acabe com as reformas milionárias e as subvenções vitalícias dos ex-políticos e que com parte desse dinheiro seja criado um subsídio vitalício para as famílias dos bombeiros falecidos ou que ficaram incapacitados no combate aos incêndios em Portugal».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *