Atualidade

Petição quer expulsão de Mamadou Ba de Portugal

Após as afirmações que Mamadou Ba colocou nas redes sociais sobre o falecimento do Tenente-Coronel Marcelino da Mata, muitas foram as críticas que se levantaram nas redes sociais e foi criada uma petição que exige a expulsão do país do dirigente do SOS Racismo.

Mamadou Ba afirmou nos seus perfis do Twitter e Facebook, a 11 de fevereiro, que «a morte não iliba ninguém da sua responsabilidade ética e política. (…) Não há nada a glorificar no passado de um militar que pertenceu ao ramo do exército colonial que mais ignominiosas atrocidades cometeu» e considerou ainda que «Marcelino da Mata, para o mal do povo guineense, esteve do lado errado e tenebroso da História».

O dirigente do SOS Racismo em Portugal criticou também a pretensão do CDS-PP de um funeral de Estado para o Ten. Cor. Marcelino da Costa considerando que «a proposta de luto nacional proposto pelo CDS é uma afronta a todas e todos nós que herdamos dos horrores do colonialismo.

Qualquer tributo que se faz ao torcionário do regime colonial é um insulto à memoria daquelas e daqueles que lutaram pela liberdade, até a última gota do seu sangue. Marcelino da Mata é um criminoso de guerra que não merece respeito nem tributo nenhum.»

A petição, que reúne ao dia de hoje pouco mais de 1.800 assinaturas, é dirigida à Assembleia da República, e acusa Mamadou Ba de ter proferido «declarações caluniosas no Twitter contra o Militar mais condecorado da História Portuguesa, o Tenente-Coronel Marcelino da Mata, um dia depois do seu falecimento».

Com uma explicação sobre a prestação do Tem. Cor. Marcelino da Mata, relembrando que este «foi humilhado, torturado, perseguido, segregado e ameaçado de perder a nacionalidade e de ser extraditado para a Guiné», os signatários frisam que «não é a primeira vez que Mamadu Ma profere frases e afirmações que colidem com os valores do cidadão comum e, infelizmente, apenas têm contribuído para fomentar o ódio e o mau estar entre as raças».

Por esses motivos, apelam à Assembleia da República para que «vote favoravelmente pela expulsão de Portugal de alguém que não se sente bem em Portugal nem com a nossa cultura e valores. Que esta expulsão sirva de exemplo.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

11 Comentários

  1. Concordo plenamente com uma eventual expulsão deste indivíduo que não tem feito mais do que promover o ódio e conflitos raciais. Trata-se de alguém que ganha a vida às custas de um país e de um povo que ele afirma odiar. É um imigrante que não faz nada de produtivo pelo país e que se dedica a fomentar a desunião e desagregação da nossa sociedade. Como tal, não se justifica a sua permanência no país. Já agora, gostava de perguntar como está a investigação daquela vigilia da “extrema direita” de tochas na mão, ao bom estilo do KKK, á porta da sos racismo? Já ninguém se lembra disso… Sabem porque razão os media nunca mais falaram nisso? Porque as autoridades descobriram que se tratava de uma encenação (qualquer pessoa que olhasse b para as fotos do evento perceberia facilmente que não se tratavam de elementos de”extrema direita”, uma vez que haviam várias pessoas de raça negra entre os participantes…). Os media nunca mais disseram nada porque descobriram que se tratavam de elementos da “extrema esquerda” a fazerem-se passar por “extrema direita”, com o intuito de criarem junto da população, a percepção de que a “extrema direita” está a crescer e que representa um perigo para a nossa sociedade, quando na verdade, neste momento o grande perigo para as sociedades livres é o crescimento e a influência da “extrema esquerda” e da doutrina marxista nos países ocidentais. Se aquilo tivesse sido mesmo feito por elementos de “extrema direita” os media não se calavam com assunto

  2. deve ser retirado já o direito ao uso do cartão de cidadão, esta gente é sim muito mais racista que noutro povo qualquer, se souber ele que diga porque razão na Guiné Bissau há tantas etnias num espaço tão pequeno, e no Senegal não há mais que duas e estão a matar o povo de casamamsa, será que isso não é genocídio racista vergonhoso e prepotente

  3. deve ser retirado já o direito ao uso do cartão de cidadão, esta gente é sim muito mais racista que noutro povo qualquer, se souber ele que diga porque razão na Guiné Bissau há tantas etnias num espaço tão pequeno, e no Senegal não há mais que duas e estão a matar o povo de casamamsa, será que isso não é genocídio racista vergonhoso e prepotente

  4. Não consigo perceber é como esta criatura, vive, recebe dinheiro e usufruí dos direitos e liberdades concedidos pelo “lado errado e tenebroso da História”.

    1. Não concordo com a permanência desta criatura indesejável, no meu querido país que é Portugal. Todos nós portugueses, temos o dever em, preservar o nosso país, a sua história desde a sua nascença até à data presente e sua continuidade. Sermos firmes e fiéis aos nossos princípios, sem que, permitamos verdadeiros inergumes/vermes por cá estejam a permanecer, ainda com intuito na destruição do nosso patrimonio, cultural, material, mural e humano.

  5. Como já demonstrou diversas vezes não se identifica com os portugueses, com sua história e cultura, concordo que seja expulso. Vê-se que não é feliz aqui, nem os Portugueses são felizes com a sua presença. Acho que ele tem um papel a realizar no Senegal, aqui já cumpriu a sua missão. Nós , sabemos os nossos problemas e eles prendem-se com a corrupção nos nossos dias, doença que está disseminada pela população actual. Os problemas do colonialismo foram importantes, mas já não temos colónias. O colonialismo é para estudar nas faculdades não é assunto para debater em tempos tão complicados. Triste é ver que o colonialismo acabou mas as populações ” libertadas ” continuam a viver pior que viviam na época colonial. Alguns países desenvolvidos, ainda, têm colónias, seria bom o Mamadu ir para esses países colonialistas e pregar as suas ideias. Aqui, não faz sentido, vá Mamadu para esses países, lá pode ser que se sinta realizado…Não faz sentido viver aqui infeliz e nem o queremos cá.

  6. Fazem sempre um bixo de 7 cabecas em relacao ao racismo depois da nisto…e nos e que fazemos racismo e isto e o que? Fizeram uma lavagem serebral a todos os tugas que agora tudo e racismo mas primeiro deviam de aprender o que e realmente racismo nao e por dizer uma palavar que e racismo e quando pessoas tom de pel mais bronzeada nos chamam de brancos? Isso tambem e racismo e ningem fala sobre isso eu nao sou branco porque se fosse branco punhame todo nu numa parede pintada de branco e ningem me via…mas sim tenho um tom de pele clara mas nao sou branco…deiam mais canal e nao se unam enquanto povo portugues que vao ver onde isto vai para…o povo portugues e que tem que pagar por tudo tem que pagar impostos altos os governantes robam a frente de tudo e todos nao lhes acontece nada fazem as leis que lhes convem ninguem diz nada, quer obrigar pessoas a apagar tatuagens que para eles e ofensivas e ningem diz nada… daqui nada adeus liberdade e mais uma vez ningem vai dizer nada…unam se como POVO… “POVO UNIDO JA MAIS SERA VENCIDO” nao se esquecam

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *