Cantinho da Bicharada

Petição em memória da ‘Petra’ pela criação de um Hospital Veterinário Público

Petra era uma cadela que trouxe muitas alegrias aos seus tutores e a quem seguia as suas tropelias através das redes sociais.

Após muitas gargalhadas e aventuras, a Petra partiu vítima de uma cirrose, este mês de Abril.

Para trás deixou os tutores destroçados e uma conta pesada no veterinário.

«Esteve internada em dois hospitais diferentes. Num esteve 4 dias e no outro esteve 2 dias. A conta totalizando os dois internamentos foi cerca de 1.000 euros» escreve Mizé Pinheiro da Cruz.

No entanto, a tutora não pretende ajuda para o pagamento destas despesas, antes criou uma petição em memória da Petra para a criação de um Hospital Veterinário Público, para ajudar assim as familias e particulares sem meios para garantirem os tratamentos veterinários aos seus animais.

«Quem não tem hipóteses o que faz? Abandona? Eutanasia sem lhe dar uma hipótese de sobreviver? Os direitos dos animais, também têm que passar por os tutores os poderem tratar mesmo que não tenham meios para isso» frisa Misé Pinheiro da Cruz.

O documento é dirigido ao presidente da Assembleia da República, e alerta para que «os animais, designadamente cães e gatos, fazem parte das nossas famílias, eles são verdadeiros companheiros.

Porém, não basta acolher os animais, existe o dever de prestar-lhes os cuidados necessários, para garantir não só a sua saúde, mas também a saúde das pessoas que vivem na mesma casa.

Os animais de estimação dão muito aos seus donos, mas também significam um encargo, porém, nem todos os donos têm um orçamento que possa responder às suas necessidades!».

A autora lamenta ainda que «o Hospital de Medicina Veterinária, o único hospital publico, onde se podia prestar auxílio aos animais, converteu-se num verdadeiro Hospital Particular.

Neste momento, não existe um Hospital Publico Veterinário, tal privação põe em causa a saúde dos animais, correndo o risco de haver mais animais maltratados, por não haver condições que permitam sustentar as despesas de saúde e assistência necessária.»

Por isso motivo apela à criação «urgente e de particular importância de um Hospital Público Veterinário».

Na partilha que fez na sua página de Facebook não demoraram a surgir apoiantes da petição e histórias de quem tudo fez para salvar um companheiro de quatro patas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *