Atualidade

Perturbações no vórtice polar podem causar Inverno seco e a culpa é de ‘La Niña’

Que este Outubro está a ser um pouco diferente daquele a que nos habituámos no início da terceira estação do ano, já todos sabemos.

No entanto, além dos anticiclones que periodicamente afectam o tempo sobre a Península Ibérica, sabia que o estado do tempo também é afectado por um vórtice polar?

E esse está neste momento com perturbações, o que poderá significar uma situação de precipitação muito baixa para Portugal Continental.

«O vórtice polar é um ciclone ‘gigante’ e persistente, localizado nas camadas médias\altas da troposfera e na estratosfera nos pólos da Terra» explica o site Luso Meteo.

«Fica mais forte no Inverno e mais fraco no Verão, sendo no entanto suscetível a quebras no Inverno, especialmente o vórtice polar Ártico, que é aquele que acaba por ter mais influência no clima do Hemisfério Norte.

Isto tem muito a ver com a própria geografia\geologia do hemisfério Norte, aumentando as chamadas ondas planetárias, ou Rossby, que contribuem para uma maior propensão a eventos de aquecimento da estratosfera, em que o ar quente é empurrado das camadas mais baixas até aos 50km de altitude, sensivelmente, causando um chamado evento de ‘aquecimento súbito da estratosfera’, que ocorrem entre o meio de Dezembro e finais de Janeiro.»

No entanto, este ano está previsto que «o vórtice polar esteja mais fraco que em qualquer ano por esta altura», e acrescentando isto à formação de cristas anticiclónicas persistentes sobre o Nordeste Americano (que leva a que as depressões sejam aprisionadas na região dos Açores), e a um movimento vertical de massas de ar anormalmente quentes, vão transformar este Inverno num período muito seco, sem as esperadas e desejáveis chuvas.

«Certo é que 90% das previsões indicam um Novembro seco e quente no continente e Madeira, e mais chuvoso nos Açores» explica o Luso Meteo.

«O padrão geral é dominado por uma La Niña, apesar de fraca (Água ligeiramente mais fria que o normal no Pacífico Equatorial Leste), sendo que vários outros sinais apontam para que esta anomalia aumente no Outono.

Assim sendo, devemos ter em conta que esse padrão provoca geralmente Invernos amenos na Europa, sendo que em Portugal tem tendência a secar um pouco mais especialmente a Centro\Sul.»

Apesar deste cenário, algumas previsões apontam para que o próximo fim-de-semana venha a ter chuva, em especial na zona norte do país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *