Atualidade

Peregrinações no Santuário de Fátima celebradas por três cardeais de diferentes países

Em informação disponibilizada no seu sítio na internet, o Santuário explica que as três principais peregrinações internacionais aniversárias no Santuário de Fátima, em maio, agosto e outubro, vão ser presididas por três cardeais de diferentes países.

O cardeal Tolentino de Mendonça vai presidir, em Maio, à primeira peregrinação internacional aniversária, em Fátima, sendo a primeira vez que celebra naquele Santuário desde que foi nomeado bispo e depois cardeal, foi hoje anunciado.

Em Agosto a peregrinação que assinala a quarta aparição aos três videntes, nos Valinhos, também conhecida como a ‘peregrinação dos emigrantes’, será presidida pelo arcebispo do Luxemburgo.

Por fim em Outubro, estará em Fátima o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil.

Os três prelados foram feitos cardeais pelo papa Francisco e integram o grupo de cardeais eleitores mais novos num futuro Conclave.

A nota salienta que Tolentino de Mendonça «é uma das mais destacadas e proeminentes figuras da Igreja portuguesa» e que vai presidir pela primeira vez em Fátima, desde que foi nomeado bispo e depois cardeal.

O cardeal Jean-Claude Hollerich, de 62 anos, preside atualmente à Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece).

O cardeal Sérgio Da Rocha, que foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina, tendo sido o quarto arcebispo metropolitano de Brasília, foi o convidado da Peregrinação de maio de 2020 mas devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal.

As peregrinações aniversárias terão como tema o mote do ano pastoral: “Louvai o Senhor que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *