DestaqueSeixal

Pela primeira vez em Portugal ‘Big Stuff 2022’ escolhe concelho do Seixal

O Auditório do Fórum Cultural do Seixal está a receber a conferência trianual ‘Big Stuff 2022’, que tem lugar esta quarta e quinta-feira.

O ‘Big Stuff’ iniciou-se em 2004, com o objectivo de debater a arqueologia industrial e a conservação e reparação de equipamentos metálicos de grandes dimensões.

“Realizar um ‘Big Stuff’ nesta altura é algo muito importante, mas também corajoso, e espero que com as apresentações que vão ser feitas, se contribua para a resolução do problema que se arrasta há muito: a conservação da herança industrial”, referiu José Manuel Lopes, representante da APPI/TICCIH Portugal.

O responsável desejou ainda, durante a sessão de abertura que “aqui sejam tomados passos concretos no sentido de resolver este problema, porque até agora não temos conseguido alcançar grande progresso”.  

A frase de Carl Sagan «Conhecer o passado para compreender o futuro» foi o mote do breve discurso de José Paulo Santos, representante da Comissão de Organização do ‘Big Stuff 2022’.

“Eu digo que é necessário conhecer e preservar o passado, para conseguir que as gerações futuras possam perceber o seu passado, e só depois conseguir planear o futuro.

E para isso, todos os participantes nesta conferência têm um papel muito importante, e um dos exemplos é o município do Seixal, que nos recebe, e que tem feito um trabalho enorme na preservação desse passado.”

Pela primeira vez o evento decorre em Portugal e o Seixal foi o concelho escolhido, contando também a sessão de abertura com Paulo Silva, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal.

Após os agradecimentos à organização “por ter confiado no Seixal para realizar a conferência”, enumerou alguns dos aspectos do ‘Big Stuff’ e do projecto museológico de “um dos sítios patrimoniais de maior relevo neste concelho, a Fábrica da Pólvora em Vale de Milhaços.

Em 2001 foi integrado no Ecomuseu Municipal do Seixal, mediante doação à Câmara Municipal do Seixal, e em 2012 foi classificado como Monumento de Interesse Público”.

Paulo Silva destacou também a importância “da presença de representantes de vários países, quer presencialmente, quer através da internet” e desejou um trabalho profícuo a todos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *