AtualidadeJustiça

Pedrógão Grande | Possível condenação do Comandante Augusto Arnaut gera onda de indignação

Uma manifestação de apoio ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande, Augusto Arnaut, está a ser marcada para o próximo dia 31 de Maio, de manhã, no Tribunal de Leira, onde decorre o julgamento relativo aos incêndios de Pedrogão Grande, e no dia que será feita a leitura da sentença.

Esta manifestação, organizada através do grupo do Facebook «Movimento Apoio ao Comandante Augusto Arnaut #somostodosaugusto» pretende assim demonstrar a sua indignação depois do Ministério Público ter defendido, em alegações finais, a condenação a prisão efetiva, superior a cinco anos, do comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande.

Augusto Arnaut está a ser julgado no Tribunal de Leiria, acusado de 63 crimes de homicídio e 44 de ofensa à integridade física, 12 dos quais graves, todos por negligência.

A onda de indignação sobre esta decisão do Ministério Público tem tido outros protagonistas, como é o caso do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, Miguel Cardia, que nas redes sociais da corporação deixou um texto onde declara «a total estupefação» sobre a pena pedida pelo Ministério Público.

«Respeitando a Sra. Procuradora da República neste processo, não podemos, por respeito à justiça, ficar quietos e assistir, calados, e este desrespeito pelos bombeiros portugueses, desta vez ao comandante que enfrentou as primeiras horas de um incêndio que, está provado a todos os níveis, durante dias se desenvolveu muito acima de qualquer capacidade de extinção.

Hoje, o Comandante Augusto Arnaut, amanhã qualquer um outro Bombeiro… Bombeiro, aquele que só avança com risco de vida para os incêndios porque tudo o resto, antes, falhou…

Alguma vez alguém do Ministério Público esteve em ambiente de incêndio florestal, sentiu a pressão física e psicológica de gerir uma operação de envergadura para poder, em consciência, proferir a argumentação que sustentou o pedido de condenação? ALGUÉM???

Não calamos a nossa indignação pela proposta de se “linchar o mexilhão” deste processo.

Outros culpados há, todos os portugueses sabem que têm sido, ao longo de muitos anos…

Constituídos Arguidos? Julgados? Condenados? Até hoje, nem um…

Os Bombeiros de Samora Correia declaram-se TOTALMENTE SOLIDÁRIOS com o Comandante Augusto Arnaut, pela forma vergonhosa, cobarde e intelectualmente desonesta como o Ministério Público pediu a sua condenação.

E, a partir deste momento, estão preparados para, ao minuto, integrar todo o tipo de acções que venham a ser decididas para defesa do comandante Augusto Arnaut, que neste processo representa os bombeiros de Portugal.»

Também uma petição online foi lançada no sentido de «demonstrar solidariedade para com o Comandante Arnaut».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *