AtualidadePaísPalmelaReportagemUncategorized

Pedro Pichardo homenageado em Pinhal Novo

A homenagem e sentido de agradecimento ao campeão olímpico Pedro Pichardo, serviu de mote à festa de atletismo que decorreu na vila de Pinhal Novo, localidade que o atleta escolheu para viver.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Palmela que havia prometido a “merecida festa do desporto”, enaltecendo os consecutivos resultados desportivos de Pedro Pichardo, e sobretudo a medalha de ouro, conquistada este ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, aquando do seu triplo salto, com passos de gigante de quase… 18metros de comprimento!!!

Um feito que o professor Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo salienta ser de extrema importância para ajudar a dinamizar uma modalidade, explicando que “estas são aquelas iniciativas que nos confirmam que um campeão podem ter um papel social extremamente importante”. E acrescentou, “não basta ganhar medalhas, é preciso que uma medalha provoque esta dinamização ao nivel das crianças e dos jovens… e que eles queiram seguir o exemplo dos seus campeões e dos seus ídolos…”

Nesta ação que juntou cerca de uma centena de crianças, a Autarquia de Palmela fez questão de convidar os clubes da região com secção de Atletismo: o Quintajense e o Palmelense Futebol Clube, e a Associação Académica Pinhalnovense,

João Pereira, Dirigente e Treinador da Associação Académica Pinhalnovense realça que a “Académica já tem uma posição no Atletismo com cerca de 20 anos, que se tem vindo a dinamizar com o tempo, e que agora ainda se acentua mais”.

João Pereira realça que “tendo muita juventude, a Associação faz o trabalho que é possível”, na medida em que, “não há muitas condições para treinar decentemente, num espaço próprio para as atividades”. Explica que, “às vezes treinam na Escola Secundária de Pinhal Novo, mas com muita frequência juntam-se para correr ou preparar treinos na ciclovia, o que é limitado pelas condições atmoféricas, pela ausência duma casa-de-banho ou de uma simples estrutura de apoio”.

Todos apostam forte na formação, e o Palmelense não é excepção, até porque tem um “percurso na modalidade que remonta aos anos 80, e ano após ano, os resultados aparecem em várias provas desportivas”.

Pedro Sousa, dirigente do Palmelense sublinha que “depois da pandemia, tem vindo a notar mais procura da prática desportiva, sobretudo nesta modalidade. Não fechando a porta a ninguém, falamos de meninos entre os 5 e os 17 anos na formação, havendo depois espaço para os veteranos”.

O homenageado Pedro Pichardo fez questão de saudar todos! Desde fotografias e autógrafos, as boas palavras e os aplausos vieram de todos os presentes – mais ou menos miúdos, com mais, ou menos idade…

O atleta olímpico agradeceu o carinho de todos, e sobre esta homenagem confessou sentir “orgulho”, e satisfação de ao “morar em Pinhal Novo, as pessoas sentirem também orgulho”. Recentemente nomeado “atleta masculino do ano”, Pichardo sente-se “grato”, e refere que “esta nomeação tem a ver com todo o trabalho feito durante a época”.

Em jeito de balanço, o atleta considera que “foi o melhor ano… vai ser difícil superar um ano que junta Jogos Olímpicos e Campeonato do Europa e Diamante…” Sobre o próximo objetivo, a resposta é rápida: “ganhar o Ouro nos Mundiais, e tentar bater o recorde do Mundo”… e é para isso que está a trabalhar!

A rematar, Pedro Pichardo, deixou ainda uma mensagem: “acreditem sempre em si, e lutem pelo que querem!”

Fique ainda com algumas das imagens que marcaram esta Festa do Atletismo.

     




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *