ReligiãoSesimbraTurismo

Pedreiras volta a prestar culto a Nossa Senhora de El Carmen

As Pedreiras, na freguesia do Castelo, voltam a prestar culto a sua santa padroeira. De 19 a 21 de agosto a aldeia volta a estar em festa graças a Nossa Senhora de El Carmen. Esta ermida foi mandada construir na encosta da serra pela segunda duquesa de Aveiro. A duquesa era bastante devota da Nossa Senhora do Carmo mas como era espanhola decidiu mudar o seu nome. Neste local existe um círio, tal como o que se encontra na ermida do Cabo Espichel e em outros locais.

Este é um culto secular que os habitantes das Pedreiras não querem deixar esmorecer. Os historiadores indicam que as primeiras festas em honra de Nossa Senhora de El Carmen aconteceram em 1892 e juntaram os povos da vizinhança. Habitualmente a festa acontece no penúltimo fim-de-semana do mês de agosto. Neste fim-de-semana haverá muita animação, convívio e fé.

A procissão e a missa em honra da santa costumam juntar centenas de crentes. Mesmo sendo uma imagem com pouco mais de quatro palmos de altura, esta é uma das santas de adoração dos habitantes do concelho de Sesimbra. Da programação apresentada pela Comissão de Festas destaca-se o baile com Jorge Espada, o espetáculo de Belito Campos (às 22.30 do dia 20), a saída do círio de El Carmen (dia 21).

Para aqueles que queiram participar nesta festa poderão apanhar um autocarro que vai sair do terminal de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *