AgendaAtualidadeCulturaDistrito de LeiriaDistrito de LisboaPaísSociedade

Peças inéditas de Almada Negreiros em exposição a partir de outubro

Serão apresentadas pela segunda vez duas obras completas de grande dimensão.

A exposição que reúne obras inéditas de Almada Negreiros divide-se em dois espaços: o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e o Mosteiro da Batalha.

Em ambos os locais, a exposição é baseada numa “impressionante produção artística, que agora se dá a conhecer ao público”, disse à agência Lusa Simão Palmeirim, investigador da obra de Almada Negreiros, artista que viveu entre 1893 e1970.

Uma das exposições tem como título ‘Almada Negreiros e os painéis – um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha’, poderá ser visitada a partir do dia 15 de outubro na Sala do Tecto Pintado do Museu Nacional de Arte Antiga e reúne peças em que o artista apresenta a sua interpretação geométrica de várias pinturas do museu, entre as quais os painéis de São Vicente.

Durante décadas, Almada Negreiros dedicou-se a uma investigação sobre a disposição de mais de uma dezena de pinturas num só grande retábulo, que afirmava ter sido projetado para o Mosteiro da Batalha, resultando desses seus estudos uma vasta produção artística, parte dela também agora em processo de restauro.

Ainda segundo o investigador, serão apresentadas pela segunda vez duas obras de grande dimensão, completas, que aliam fotografia, desenho e materiais têxteis, bem como alguns estudos preparatórios do artista.

“A teoria de Almada sobre os painéis é complexa, mas o que nos importa é mostrar o trabalho plástico que ele desenvolveu com base nas suas ideias”, salientou Simão Palmeirim à agência Lusa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *