Política

PCP critica encerramento da Urgência Pediátrica no HGO no período nocturno

Um comunicado da Célula dos Trabalhadores do HGO do PCP dá conta do posicionamento do partido sobre o encerramento da Urgência Pediátrica do HGO no período nocturno.

«A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta esteve encerrada nas noites de 12 e 14 de Outubro, colocando em causa a qualidade da saúde infantil e da prestação de cuidados hospitalares às 150 crianças que, diariamente, recorrem a este serviço. Situação que pode voltar a repetir-se.

Em Abril deste ano o PCP tinha já alertado para esta situação, apontando que o que estava em causa era a falta de médicos pediatras e a recusa, quer do Conselho de Administração do HGO quer da tutela, em encontrarem uma solução definitiva para o problema, que passa pela contratação de mais especialistas em pediatria.

Actualmente, o Serviço de Urgência de Pediatria do HGO dispõe de sete pediatras que asseguram diariamente a urgência, três dos quais não realizam urgência no período nocturno por terem ultrapassado o limite etário. Assim, a escala de serviço funciona quase sempre em carência sendo muito frequentemente assegurada por apenas um médico pediatra.

Esta situação de ruptura configura uma violação dos direitos destes profissionais, pressionados pela administração a realizarem urgências extra, o que conduz a situações de exaustão, colocando em risco a qualidade do atendimento.

E é o resultado do desinvestimento e da delapidação do Serviço Nacional de Saúde levados a cabo por anos de política de direita, que veem na saúde uma área de negócio altamente rentável.

O PCP manifesta a sua solidariedade para com os profissionais e os utentes do HGO e reitera que o direito constitucional à saúde é inseparável da defesa do SNS, objectivo que requer uma política de valorização dos trabalhadores e de respeito pelos direitos dos utentes.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *