Distrito de LisboaDistrito de Setúbal

PCP aperta Governo e critica Lusoponte sobre aumentos das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama

O PCP questionou esta sexta-feira o Governo de António Costa sobre as razões para o “brutal aumento” do preço das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama a partir de 1 de Janeiro de 2023.

Através de uma pergunta feita ao ministro das Infraestruturas, o grupo parlamentar comunista questionou Pedro Nuno Santos sobre os “pressupostos concretos” em que “assenta a revisão dos preços nas portagens” das duas pontes que ligam os diferentes concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Recorde-se que os novos preços vão oscilar entre os 15 e os 25 cêntimos, para veículos da classe 1, e entre os 50 cêntimos e os dois euros para os camiões, decisão da Lusoponte que constituiu um “brutal aumento”, segundo os parlamentares comunistas.

“São valores inaceitáveis que iriam penalizar extraordinariamente todos os que utilizam esta infraestruturas estratégica, muitas vezes diariamente”, sustenta a bancada liderada por Paula Santos, acrescentando que os custos para a empresa concessionária “não cresceram ao ritmo da inflação”.

A “saída que o Governo, em declarações já públicas, admite adoptar” também não é, segundo o PCP, uma “verdadeira alternativa”, uma vez que “trocar o aumento deste ano por um novo alargamento do prazo de concessão é continuar a remunerar a Lusoponte, e os seus accionistas, tem troca de nada e cedendo à chantagem dos mesmos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *