À Boa MesaPalmela

‘Pastel Medieval’ é nova doce tentação em Palmela

Palmela vai ter mais um produto no seu leque de ofertas gastronómicas, desta feita pelas mais do chefe pasteleiro Domingos Cruz, e a assinalar a Feira Medieval que este ano irá ter a sua quinta edição no Castelo de Palmela.

A apresentação do Pastel Medieval foi feita na Casa Mãe Rota dos Vinhos, na tarde quente desta sexta-feira, com a presença do autor e da sua esposa, responsáveis pela ‘Doces Afectos’, e do vereador da Cultura, Luís Miguel Calha.

Sultanas, frutos secos, vinho abafado, ovos, coco, limão, açúcar e banha são os ingredientes do recheio deste pastel “e o resultado de várias pesquisas que sabores medievais”, explicou Domingos Cruz.

“A nossa casa já tem vários doces dedicados a zonas específicas, como o Festaço, o mourisco, o Visigodo, e agora temos este pastel, que surgiu de um desafio do presidente da Câmara Municipal na última edição da Feira Medieval, e que é diferente de todos os outros, porque procurei neste reproduzir a cor e sabor da época medieval. E sempre com a utilização de produtos nossos, como o vinho abafadinho e os frutos secos que são universais.”

Confessando-se farto de “jesuítas, mil-folhas ou éclairs, que se vendem em todas as pastelarias”, Domingos Cruz pretende “apresentar sempre novos produtos”.

O vereador Luís Miguel Calha salientou a importância da Feira Medieval, que vai ter lugar de 27 a 29 de Setembro, bem como das apostas da autarquia na promoção dos produtos locais, da gastronomia ao vinho, passando pelos pratos tradicionais

“Para a autarquia é uma honra e privilégio que a Doces Afectos tenha aceite este desafio para criar um pastel, que foi feito com muito amor pela sua arte e promovendo a nossa terra. Este é um doce de excelência que se irá afirmar tal como a Feira Medieval, que na sua quinta edição é já um sucesso. E por isso a autarquia entendeu ser importante associar a esta mais um elemento distintivo, lançámos o desafio que foi aceite e hoje estamos aqui a apresentar ao público o ‘Pastel Medieval’.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *