Atualidade

Passagem de Ano para 2022 pode ser a mais quente e tudo devido à ‘Besta do sul’

O tempo quente faz-se sentir, o sol começa a brilhar com intensidade, mas… estamos só em Dezembro! 

E a situação vai manter-se, com a subida de temperatura até valores bem acima da média para esta altura do ano, segundo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), citado pelo grupo de meteorologia Luso Meteo.

Segundo as projeções do ECMWF, trata-se de um evento de calor excessivo denominado como «a besta do sul», um anticiclone estendido sobre toda a Europa, que já levou à queda de vários recordes de temperatura máxima na Europa Central, e em Espanha, podendo vir a ocorrer o mesmo em Portugal.

No dia 31 de Dezembro espera-se o dia mais quente do mês no Continente, devido a uma depressão a Oeste que vai forçar a subida de ar quente, e causar temperaturas próximas de 16.º a 1500m de altitude, e temperaturas até 26.º\27.º graus nos pontos mais quentes do Sul, particularmente no Vale do Sado.

Apesar disso, é esperada uma depressão, que poderá vir a dar alguma precipitação a Norte do país no dia 1 de Janeiro, no entanto a probabilidade de chuva na passagem de ano (madrugada de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro) é praticamente nula.

Nos dias seguintes, segundo o Luso Meteo, está prevista alguma chuva fraca a Norte e Centro, possivelmente, de forma dispersa e com tempo quente para a época e a Sul não se espera chuva relevante, e pelo menos até dia 10\15 deste mês o tempo seco deve manter-se, podendo assim anular o efeito benéfico da chuva que caiu no caudal dos rios, albufeiras e na água no solo, nos últimos dias.

Para quem gosta do primeiro mergulho do ano logo na passagem de ano saiba que a água do mar se encontrará a 15\17 graus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *