AgendaSeixal

Paróquias do Seixal recebem símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Durante o mês de novembro, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vão peregrinar pelas sete vigararias da Diocese de Setúbal.

A Vigararia do Seixal vai receber os dois símbolos da JMJ entre os dias 27 de Novembro e 1 de Dezembro, data em que decorrerá a cerimónia de despedida dos símbolos, com posterior entrega, a 2 de Dezembro, à Diocese das Forças Armadas e de Segurança, na Base Naval do Alfeite.

Do programa já disponível, a informação é de que a Paróquia do Seixal acolhe os símbolos no domingo, dia 27 de Novembro, pelas 00h00, seguindo-se uma Via Sacra Vicarial & Vigília, na Igreja do Seixal, onde estes estarão em exposição até às 13h00, quando sairão em procissão até ao Pontão dos Barcos e pelas ruas do Seixal.

Às 14h30, os símbolos serão entregues aos jovens da Paróquia de Arrentela, e pelas 18h00 terá lugar uma animação e oração na Igreja da Torre da Marinha.

Daqui os símbolos seguem para a Ponte da Fraternidade, onde são entregues aos jovens da Paróquia de Nossa Senhora do Monte Sião (Amora), pelas 20h00, seguindo depois em procissão até igreja Scalabrini, onde decorrerá uma vigília de oração. ´

No dia seguinte, segunda-feira, 28 de Novembro, os símbolos vão para o CAPA – Centro de Assistência Paroquial, no Parque do Serrado, pelas 09h15, seguem para a ARIFA, e depois para a Junta de Freguesia de Amora, chegando pelas 13h45 ao quartel dos Bombeiros Mistos de Amora.

A Paróquia de Corroios recebe os símbolos pelas 15h00 de 28 de Novembro, seguindo-se uma visita à Escola Secundária João de Barros, e uma evangelização de rua junto á estação de comboios da Fertagus, em Corroios. A missa e vigília, com exposição dos símbolos, vai ter lugar pelas 21h00, seguindo-se a procissão de encontro com as paróquias de Miratejo-Laranjeiro.

À Paróquia de Fernão Ferro os símbolos vão chegar no dia 29 de Novembro, terça-feira, às 14h30, com acolhimento na Praça do Peregrino, seguida de uma visita à ARPIFF, com oraçºao do Terço, visita ao Centro Paroquial, e depois chegada à Igreja de Fernão Ferro.

Os símbolos seguem depois para a Igreja de Pinhal de Frades.

No final deste itinerário a diocese de Setúbal vai receber do Comité Organizador Local da JMJ 2023, uma réplica da cruz peregrina, como memória deste caminho e estímulo até ao encontro internacional organizado pela Igreja Católica, em Lisboa.

A peregrinação dos símbolos em Portugal começou em novembro de 2021, depois de passar por Angola, Polónia e Espanha, e passou pelas 21 dioceses católicas, com início na Diocese do Algarve e irá terminar no Patriarcado de Lisboa, em julho de 2023, diocese que recebe a JMJ de 1 a 6 de agosto do próximo ano.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e cada Jornada é realizada anualmente, a nível local (diocesano) na solenidade litúrgica de Cristo Rei, desde 2021 (antes era no Domingo de Ramos), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

A Cruz peregrina, com 3,8 metros de altura e feita em madeira, foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *