Atualidadecoronavírus

Pároco de Ovar morreu após ter contraído covid19

publicidade

O padre Manuel Pires Bastos, da paróquia de S. Cristóvão de Ovar, morreu este domingo, aos 85 anos.

A notícia é adiantada na página de Facebook da paróquia, na qual o Diácono António Poças deixou também um «elogio fúnebre a um amigo de excelência».

 O sacerdote estava internado desde 28 de outubro no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, depois de ter contraído a Covid-19 e não resistiu à doença.

A Câmara de Ovar decretou para segunda-feira, 9 de Novembro, um Dia de Luto Municipal em memória do padre Manuel Pires Bastos, com o içar a meia haste da bandeira do Município de Ovar, nos edifícios camarários para homenagear «uma personalidade marcante do concelho pela sua dimensão religiosa e cultural».

Na nota da autarquia considera que «inusitada notícia da morte do Reverendo Padre Manuel Pires Bastos, um Ser Humano que sempre esteve presente com a Sua ação e a Sua palavra, orientando e confortando, em especial, todos aqueles que mais precisavam».

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, decretou Luto Municipal para o dia 9 de Novembro, «pela irreparável perda humana, paroquial, institucional, social e cultural».

Manuel Pires Bastos nasceu em Loureiro, Oliveira de Azeméis, em 7 de maio de 1935. Em 1958, foi ordenado padre e era pároco de Ovar desde 7 de dezembro de 1975. Em 2008, celebrou as bodas de Ouro Sacerdotais, tendo sido agraciado pela Câmara Municipal de Ovar com a Medalha de Mérito Municipal Ouro.

Em 2009, com um grupo de voluntários da Paróquia de São Cristóvão, criou o projeto Mãos Solidárias, visando fornecer ao meio-dia, de segunda-feira a sábado, uma sopa diária e um suplemento alimentar a pessoas ou agregados familiares mais vulneráveis, projecto ainda activo e que «teve um papel crucial no pico da Pandemia COVID-19, razão pela qual foi distinguido, pela Câmara Municipal, em 25 de julho do corrente ano, com a Medalha de Mérito Municipal Cobre».

As cerimónias fúnebres, reservadas à família, decorrerão em Loureiro, sua terra natal.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui