AtualidadeDestaqueEconomiaPolítica

Parlamento chumba salário mínimo proposto pelo PCP

O projeto de resolução do PCP que recomendava ao Governo o aumento do salário mínimo nacional para 850 euros foi hoje ‘chumbado’ na Assembleia da República por PS, PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal.

A proposta, que foi votada esta sexta feira em sessão plenária no parlamento, obteve os votos favoráveis de PCP, BE, PAN, PEV e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Ao que tudo indica, no debate da iniciativa, o PCP insistiu no aumento do salário mínimo nacional para os 850 euros, pressionando o Partido Socialista para clarificar a sua posição sobre a questão, com a direita a defender que o assunto cabe à concertação social.



Diana Ferreira do PCP, lembrou que a resposta aos problemas nacionais exige uma valorização do trabalho e dos trabalhadores, a valorização geral dos salários e das carreiras, a “revogação de normas gravosas da legislação laboral”, e o combate à precariedade.

No Parlamento, a deputada comunista explicou que “confrontar o Governo e o PS com a necessidade de clarificar se o caminho que querem é o de dar resposta aos problemas dos trabalhadores, do povo e do país, concretizando uma política alternativa ou pelo contrário, insistir em recusar e adiar as soluções que se impõem, preferindo assistir ao avolumar dos problemas nacionais”.

Na discussão este tema, o deputado socialista Fernando José sublinhou as preocupações do executivo na “agenda do trabalho digno”, sobretudo no combate à precariedade, referindo que “entre 2015 e 2021 o salário mínimo nacional aumentou 32% ou seja, 160 euros mensais”. O socialista acrescentou ainda o objetivo do Governo, de alcançar a meta de 750 euros até 2023.

Neste debate que dividiu a esquerda e a direita parlamentar, PSD e CDS-PP sublinharam a importância deste aumento ser discutido em concertação social, com trabalhadores e entidades empregadoras.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *