PaísSociedade

Parlamento chumba cinco projectos para acabar com financiamento público à tauromaquia

O Parlamento chumbou esta sexta-feira, com os votos contra de PSD, PCP, CDS-PP, Chega e da maioria dos deputados do PS, cinco projetos de lei que pediam o fim de qualquer financiamento público, direto ou indireto, a espetáculos e atividades tauromáquicas.

Os projetos-lei foram apresentados por um conjunto de cidadãos, que juntou mais de 25 mil assinaturas, pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), pelo Bloco de Esquerda (BE), pelo partido Pessoas–Animais–Natureza (PAN) e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

Todos os diplomas defendiam que os espetáculos tauromáquicos e todas as atividades ligadas à tauromaquia devem ficar isentas de financiamento por quaisquer entidades públicas, nomeadamente Governo, autarquias, institutos públicos ou empresas participadas pelo Estado.

A favor destes projetos, que foram apreciados individualmente, votaram o PEV, o PAN, o BE, a Iniciativa Liberal (IL), a deputada não inscrita Cristina Rodrigues e perto de três dezenas de deputados do grupo parlamentar do PS.

Durante a discussão destes diplomas, que ocorreu na terça-feira, os partidos favoráveis ao financiamento público da tauromaquia alegaram que a tauromaquia “é cultura” e que, por isso, “não pode ser discriminada” relativamente às restantes expressões culturais, e da parte dos proponentes, as alegações versavam o sofrimento animal e a controvérsia na sociedade portuguesa relativamente aos espetáculos tauromáquicos.

O Diário do Distrito realizou nos últimos dias uma sondagem sobre o assunto, que pode conhecer aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *