Atualidade

Parlamento aprovou medidas do BE para tratamento de problemas menstruais

O Bloco Esquerda apresentou o projeto de Resolução sobre diagnóstico e tratamento de endometriose que foi aprovado esta sexta-feira na Assembleia da República, com o voto favorável de todas as bancadas parlamentares e a abstenção do CDS-PP.

Este Projeto de Resolução recomenda ao Governo «a elaboração, por parte da Direção Geral de Saúde em conjunto com especialistas em ginecologia, de uma norma de orientação clínica sobre endometriose, designadamente sobre diagnóstico e tratamento».

Além disso, é solicitada também a divulgação de informação sobre a doença, a promoção de ações de consciencialização na comunidade escolar e a elaboração de campanhas mediáticas preventivas de diagnóstico.

Também consta da proposta a comparticipação nos medicamentos, tratamentos e terapias destinadas ao alívio de sintomas e a realização de um estudo sobre o impacto da endometriose em Portugal.

Já a proposta para a disponibilização gratuita dos produtos de recolha menstrual em escolas e serviços de saúde foi chumbada com os votos contra do PS e CDS/PP, abstenção do PSD, Iniciativa Liberal e Chega. Votaram a favor o Bloco de Esquerda, PCP, Verdes, PAN e as duas deputadas não inscritas.

A endometriose é uma doença crónica que se caracteriza pela presença de tecido endometrial (existente no interior do útero) em zona extrauterina (paredes exteriores do útero, ovários e trompas de falópio e, em alguns casos, outros órgãos, como intestinos e pulmões).

Durante o ciclo menstrual, este tecido extrauterino comporta-se como o endométrio intrauterino, primeiro proliferando, depois descamando durante a menstruação, o que provoca dor pélvica muitas vezes incapacitante, hemorragias e os vários sintomas associados a esta doença.

 

Fonte: Esquerda.Net


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *