Atualidade

Papa Bento XVI publica carta e reconhece “tão grande culpa” nos casos de abuso na Igreja

O Papa Bento XVI emitiu esta terça-feira um comunicado em resposta às acusações de que foi alvo no que respeita à sua ação face ao relatório de Munique sobre a pedofilia. O relatório, recorde-se, dava conta que o então cardeal Ratzinger não teria agido adequadamente nos casos de abusos sexuais a menores.

O Papa emérito começa por pedir desculpa pelo “lapso” a propósito da participação na reunião de 15 de janeiro de 1980, onde foi debatido o tema dos abusos. “Este erro, que infelizmente ocorreu, não foi intencional e espero seja desculpável”, lamenta Bento XVI.


“Tocou-me profundamente que a distração tivesse sido utilizada para pôr em dúvida a minha veridicidade e até mesmo para me fazer aparecer como mentiroso”, continua o Papa.


“A cada dia questiono-me se não devo, também hoje, falar de tão grande culpa. E consoladoramente diz-me que, por maior que possa ser hoje a minha culpa, o Senhor perdoa-me”, refere Bento XVI.


Ao referir-se às suas viagens e audiências, o Papa Bento diz que observou “nos olhos as consequências de uma tão grande culpa”.


“Mais uma vez, posso apenas expressar a todas as vítimas de abusos sexuais a minha profunda vergonha, a minha grande dor e o meu sincero pedido de perdão”, assume o Pontífice que cessou funções em 2013.


“Tive grandes responsabilidades na Igreja Católica. Tanto maior é a minha dor pelos abusos e os erros que se verificaram durante o tempo do meu mandato nos respetivos lugares. Cada caso de abuso sexual é terrível e irreparável. Para as vítimas de abusos sexuais, vai a minha profunda compaixão e lamento cada um dos casos”, lamenta.


Comentando sobre o fim da sua vida, Bento XVI diz que “em breve” irá encontrar-se “perante o último Juiz” da sua vida.


“Na perspetiva da hora do juízo, como se me torna clara a graça de ser cristão! O ser cristão dá-me o conhecimento, mais ainda, a amizade com o juiz da minha vida e permite-me atravessar com confiança a porta escura da morte”, diz Bento XVI.


Por fim, o Papa emérito agradece ao atual Pontífice e a todos os que vivem com ele no Mosteiro Mater Ecclesiae.


“Sinto-me particularmente agradecido pela confiança, o apoio e a oração que o Papa Francisco me expressou pessoalmente”, conclui Bento XVI.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *