Covid-19

Pandemia cancela Festas do Espírito Santo nos Açores

As Festas do Espírito Santo na Praia da Vitória e em Ponta Delgada, na Ilha Terceira, estão a ser canceladas ou adiadas devido à pandemia covid-19.

Citado pelo portal de informação da Diocese de Angra ‘Igreja Açores’, os responsáveis pelas ouvidorias (conjunto de paróquias) dos dois Concelhos afirmam que “foi difícil” cancelar uma das festas mais importantes, mas trata-se de uma “questão de bom senso”.

«Esta decisão de ter que adiar e cancelar tudo o que estava previsto para este ano e que já estava preparado é difícil, mas é uma questão de bom senso que a maioria dos impérios da zona do Ramo Grande tomou», disse o padre Emanuel Valadão Vaz, ouvidor da Praia da Vitória

O sacerdote sublinha que a decisão de cancelar em nove paróquias da ouvidoria as Festas do Espírito santo «é muito corajosa e expressa bem a fé deste povo».

Entre as paróquias que já cancelaram as suas festas encontram-se as de Porto Martins, Fonte Bastardo, Agualva, Fontinhas, Vila Nova, Santa Rita, Santa Lúzia, São Brás e Casa da Ribeira, mas as «outras irão certamente no mesmo sentido», diz ainda o ouvidor.

Segundo as orientações dos vários Impérios do Espírito Santo, o esquema das “sortes” tiradas para este ano manter-se-á em 2021, mantendo-se os mordomos, imperadores e coletividades que organizam cada um dos Impérios.

Numa nota enviada ao ‘Igreja Açores’, monsenhor José Constância, ouvidor de Ponta Delgada afirma que por causa da pandemia atual, «deve-se cancelar em toda a Ouvidoria as Festas do Espírito Santo(Impérios e Coroações)».

 

Fonte: Agência Ecclesia


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *