PAN recomenda ao Governo requalificação da linha ferroviária do Alentejo

O PAN apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República em que recomenda ao Governo a requalificação da linha ferroviária do Alentejo para reduzir as emissões de CO2 e contribuir para a coesão territorial.
Em comunicado divulgado hoje, o PAN adianta que o projeto de resolução foi apresentado pelos três deputados do partido André Silva, Bebiana Cunha e Inês de Sousa Real.
A iniciativa legislativa visa «dar prioridade à execução da eletrificação e requalificação do troço ferroviário Casa Branca – Beja» e incluir no projeto «a construção de uma variante de ligação ao aeroporto» da cidade alentejana.
O partido defende a eletrificação urgente do troço Beja – Funcheira e da ligação de Ermidas do Sado à Funcheira e a criação de «uma oferta de comboios e horários que seja atrativa e adequada para as necessidades de mobilidade das populações».
Para o PAN, em relação à futura ligação do Porto de Sines a Espanha, «é imprescindível a eletrificação da ligação de Ermidas do Sado à Funcheira para assegurar o escoamento de mercadorias de um modo mais célere, sem ocupar as vias afetas ao transporte de passageiros e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução da pegada carbónica».
Como aspectos positivos apontam a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2), uma efetiva coesão territorial, especialmente no Alentejo, e o aumento da disponibilidade e qualidade do transporte ferroviário.