BombeirosPolítica

PAN questiona Governo sobre atraso na actualização dos valores para transporte de doentes não urgentes

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza questionou hoje a Ministra da Saúde sobre «para quando está prevista a aprovação pelo Governo da atualização de preços a pagar pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo transporte não urgente de doentes».

O PAN refere também a reunião mantida com elementos da Liga dos Bombeiros Portugueses, onde a demora na actualização dos preços foi abordada «e que se prende com o atraso na assinatura do respetivo despacho que se afigura essencial para a garantia da continuidade da resposta a esse serviço».

O valor atualmente em vigor, de 0,51 cêntimos, mantém-se desde 2012, sendo que a Liga tem vindo a solicitar um aumento para os 0,80 cêntimos, aumento ainda mais premente perante os sucessivos aumentos nos combustíveis.

«Exemplo demonstrativo da urgência de uma atualização do montante em causa é o recente anúncio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no distrito de Coimbra, de que irá proceder à suspensão da realização de transportes não urgentes a partir do dia 1 de abril» refere a nota do PAN.

«Refere esta associação que o aumento galopante do preço dos combustíveis, a par do reduzido valor por quilómetro pago pelo Estado, tornou este serviço incomportável para esta Associação Humanitária.

Mais, refere a mesma que, enquanto a situação não for revista e atualizada, a atividade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede vai limitar-se só à prestação de socorro à população do concelho em situação de emergência. Diariamente, o fim do transporte não urgente de doentes afetará diariamente só em Coimbra cerca de 80 utentes e uma média mensal de aproximadamente 2.000 transportes.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *