Atualidade

PAN quer acompanhamento de crianças que entram pela 1ª vez na escola

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza propõe ao Governo que as crianças que que ingressam pela primeira vez no pré-escolar ou que transitam para o 1º ciclo possam ser acompanhadas pelos pais.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza propõe ao Governo que as crianças que que ingressam pela primeira vez no pré-escolar ou que transitam para o 1º ciclo possam ser acompanhadas pelos pais ou encarregados de educação durante um período transitório     

O início de ano letivo para as crianças que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino ou que transitam para o 1º ciclo é habitualmente marcado por expectativas, ansiedades e receios, tanto por parte dos alunos como dos pais e encarregados de educação. Neste ano, o contexto epidemiológico em que vivemos é fonte de maiores interrogações e anseios por parte de toda a comunidade educativa.

Não deve ser sonegado a estas crianças o direito de poderem ser acompanhadas no primeiro dia e por um período transitório pelo encarregado de educação ou pessoa significativa, como parte fundamental para a construção da (auto)confiança da criança e sua tranquilização, em nome do seu superior bem-estar”, defende a deputada Bebiana Cunha.

A regra indica hoje que a criança é entregue à porta do estabelecimento de ensino e recebida por um profissional. No entanto, o PAN afirma que é necessário “estar atento ao bem-estar das crianças e responder às necessidades emocionais, físicas e cognitivas das mesmas, uma vez que o desenvolvimento e a aprendizagem são indissociáveis”.

Bebiana Cunha acrescenta a presença dos pais é importante pois “não nos podemos esquecer que o contexto da COVID-19 levou ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, e há várias que se mantiveram crianças afastados destas rotinas, sendo a transição para um novo ciclo particularmente desafiante”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *