DestaqueDistrito de SetúbalDistritosPolítica

PAN não segura deputada municipal da Moita

No centro da polémica está Fátima Dâmaso, deputada municipal do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) que pediu demissão do cargo que exercia na Assembleia Municipal da Moita, quando sem nunca ter mencionado a palavra ‘ciganos’ a levou a tecer fortes criticas na apresentação da moção na última Assembleia Municipal daquele concelho. A proposta tinha como principal objetivo a “proteção dos equídeos” da região, que incluía ainda um alerta para a “circulação de animais atrelados a carroças”.

O problema centrou-se não no conteúdo da recomendação, mas na forma como descrevia os donos dos animais, onde referia que “Aqui na Moita existe uma etnia que se multiplicou e que todos os dias se passeiam pela Moita e Arredores, empilhados em cima de carroças, puxadas por um único cavalo subnutrido, espancado a desfazer-se em diarreias por não ser abeberado e alimentado, não suportando mais”.

Depois de ler a moção as bancadas da CDU, OS e BE pediram a palavra para mostrarem a sua indignidade perante a “descrição xenófoba” que “claramente retratava” a comunidade cigana.

Uma fonte próxima da Assembleia Municipal adiantou ao Diário do Distrito que as bancadas que se manifestaram, propuseram a retirada do parágrafo onde falava da etnia, depois disso a deputada do PAN ainda chegou a dizer que “haviam pessoas incomodadas”, mas que aceitava retirar a moção para reformular e apresentar na próxima Assembleia, marcada para setembro.

A Comissão Política Permanente do PAN terá tido conhecimento de toda a situação e “contactou de imediato” a deputado Fátima Dâmaso, que <<colocou o cargo à disposição>>, levando o PAN a aceitar a demissão e a pedir desculpas a todos e todas os cidadãos que se possam ter <<sentido discriminados com a referência>> que para o partido é “imprópria”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *