Política

PAN ‘desiludido’ com saída do eurodeputado Francisco Guerreiro do partido

O eurodeputado Francisco Guerreiro, eleito pelo PAN – Pessoas, Animais, Natureza anunciou esta terça-feira a sua saída do partido por ‘divergências políticas’ com a direção do Partido mas vai manter-se no Parlamento Europeu.

Num comunicado, Francisco Guerreiro afirma que «tem existido um constante afastamento de alguns princípios fundadores do partido que fazem com que, em consciência, não me reveja em várias das decisões tomadas».

Também Sandra Marques, esposa de Francisco Guerreiro, anunciou a sua desfiliação do PAN, o abandono da Comissão Política e a renúncia ao mandato de deputada na Assembleia Municipal de Cascais por considerar que «ocorreu uma alteração vincada no estilo de comunicação do PAN que antes se baseava na não-violência».

O PAN – Pessoas, Animais, Natureza emitiu um comunicado, enviado aos militantes, no qual afirma ser «com profunda desilusão que constatamos a saída do Francisco Guerreiro do PAN e o início do seu processo de independência como Eurodeputado.

Esta postura não se adequa e está em contraciclo em relação aos princípios de atuação e valores do PAN, enquanto partido fundado na base da cooperação e da construção de pontes e que privilegia a promoção de um diálogo interno constante.»

O PAN afirma ainda que «durante este primeiro ano, após a conquista política que permitiu a eleição do Eurodeputado, foram várias as tentativas de diálogo por parte das estruturas do PAN junto do mesmo» e considera que «a saída do Eurodeputado vem defraudar compromissos assumidos perante cada um dos filiados/as e eleitores que, em 2019, se mobilizaram com uma força imensa em torno dos objetivos propostos e do projeto do partido. Isto acontece não por vontade própria do Partido mas pela conduta adotada pelo Eurodeputado.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *