Distrito de SetúbalPolítica

PAN Setúbal abandona Comissão de Acompanhamento das Dragagens do Sado

A deputada municipal do PAN em Setúbal, Suzel Costa, renunciou hoje à sua participação na Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal para o Acompanhamento do Projeto da ‘Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal’.

«Quando esta Comissão foi criada, integrámo-la porque a vimos como uma oportunidade de diálogo entre os diversos intervenientes no processo, mas cedo percebemos a quase inutilidade dos nossos esforços», afirma a deputada municipal do PAN em comunicado.

Suzel Costa lamenta que ainda que a sua intervenção em sede de comissão «tenha sido várias vezes silenciada quando procurava transmitir informação factual contrária ao avanço das dragagens do Sado.

Sendo de aprofundamento e não de manutenção, estas dragagens não são imprescindíveis e colocam em causa o equilíbrio de todo um ecossistema com estatuto de proteção internacional e, como afirmou recentemente Viriato Soromenho-Marques, vão “em contracorrente com aquilo que deveria ser uma política coerente e de proteção das condições biofísicas do nosso futuro.»

Suzel Costa alega ainda que «além dos inúmeros argumentos de ordem ecológica que têm sido divulgados por movimentos de cidadãos como o SOS Sado, há impactos socioeconómicos nas atividades marítimo-turísticas e na pesca, estando as três organizações de pescadores ouvidas pela Comissão contra a deposição dos sedimentos dragados na zona da restinga».

O PAN aguarda desde 12 de Novembro o agendamento na Assembleia da República para a discussão do seu projeto de resolução que visa revogar a autorização concedida à APSS para avançar com este atentado ambiental.

O navio-draga Breydel chegou hoje, dia 6 de dezembro, ao estuário do Sado conforme o Diário do Distrito noticiou, estando o início dos trabalhos de dragagem previstos para a próxima semana.

No domingo, às 17 horas, haverá uma vigília pelo Sado no Jardim da Beira-Mar, em Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *