AgendaPalmela

Palmela volta a viajar no tempo até à época medieval

A Feira Medieval de Palmela vai voltar ao emblemático castelo e centro histórico da vila em setembro, após a interrupção de dois anos devido à pandemia.

Depois das tradicionais Festas das Vindimas, a Feira Medieval de Palmela vai ter lugar de 23 a 25 de setembro sob o tema ‘Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Séc. XII’.

«Partindo dos dados constantes no ‘Foral dos Mouros Forros’, de 1170, e no Foral de Palmela, de 1185, esta edição propõe aos visitantes uma viagem ao quotidiano das gentes de Palmela – um mundo de paisagem agro-pastoril, artesanal, mercantil, em que se desenvolve a vida económica, social e religiosa» refere a Câmara Municipal de Palmela na apresentação do evento.

«A doação do Castelo à Ordem de Santiago, em 1186, representou um marco fundamental neste contexto. Numa época de insegurança por causa da guerra e de definição das fronteiras, cruzaram-se as minorias de mouros forros e de judeus, a par do crescimento de uma população cristã, que foi consolidando o seu poder económico, político-militar e religioso. É com base neste cenário que o evento se vai desenvolver.»

A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração.

A primeira Feira Medieval de Palmela realizou-se no ano de 2014 e constitui-se como um evento cultural e histórico, com o objetivo de envolver a participação das gentes, através da interação com a recriação histórica e fidedigna em torno da vivência própria da época.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *