Palmela

PALMELA – Vereação congratula-se com decisões da AML sobre transportes

A reunião camarária desta semana de Palmela iniciou-se com a apresentação de cinco saudações aprovadas por unanimidade, aos três atletas do Arrábida Trail Tour, Nuno Abílio, Nuno Torres e Paulo Onofre; a Beatriz Bastos, basquetebolista que se sagrou vice-campeã de Basquetebol 3×3 em representação da selecção portuguesa nos Campeonatos Nacionais de Síndrome de Down; Marco Miguel, que se sagrou Campeão Nacional de Duatlo Sprint; a empresa ‘Doce da Bia’ por vários doces distinguidos no ‘Great Taste Awards 2018’, e à ‘Alquimia dos Sabores’ pelo Doce de Nabo distinguido no ‘Great Taste’, concurso no Reino Unido.

O presidente Álvaro Amaro deu ainda conta da situação que ocorreu durante a passagem do furacão Leslie “com cinco quedas de árvores e duas quedas de estruturas eléctricas” e informou ainda sobre o lançamento da primeira pedra que terá lugar esta quinta-feira para a obra nas arribas do castelo de Palmela.

O autarca referiu ainda as deliberações que foram aprovadas hoje na Área Metropolitana de Lisboa no que respeita aos transportes. “Palmela e Mafra são os concelhos onde se verifica a maior ausência de resposta em transportes. Hoje foi também aprovado algo que a CDU sempre tem defendido, o passe intermodal na região de Lisboa, que terá designação de ‘Passe Social’ e que esperamos seja aprovado no Orçamento de Estado para 2019. E quero congratular-me publicamente por esta posição do Governo para que houvesse uma redução no preço dos passes para todos os cidadãos, um importante contributo para redução das despesas das famílias, e é um passo de gigante do ponto de vista ambiental e da qualidade de vida das pessoas.”

Referindo o Regime “do anterior Governo que deu poder às autarquias para definirem as concessões mas sem qualquer financiamento do Estado Central, caberia a Palmela um valor a pagar e um milhão e 256 mil euros por ano para os passes, o que era incomportável para o orçamento da autarquia, e nestas negociações conseguimos uma redução de cinquenta por cento do que estava previsto”.

Sobre este assunto, o vereador José Calado (MIM) afirmou congratular-se “com esta mobilidade mais facilitada para o concelho, e que irá aumentar o interesse para virem morar para cá” e Raul Cristóvão (PS) considerou que “precisamos muito de uma mobilidade interna diferenciada, mas considero que terá um impacto bastante positivo e esperemos que seja uma realidade em 2019”. Por sua vez, Paulo Ribeiro (PPD/PSD – CDS-PP) felicitou pelo “trabalho que foi desenvolvido e congratular-me pelas decisões, que poderá vir a resolver vários problemas de mobilidade que se sentem na margem sul”.

A vereadora Mara Rebelo (PS) inquiriu o executivo sobre a possibilidade de utilização do edifício do “antigo jardim de infância ‘O Rouxinol’ em qualquer tipo de valência, até face ao estado de degradação a que chegou”, com o vereador Adílio Costa (CDU) a explicar que “nada podemos fazer, embora fosse do nosso interesse, mas a entidade que geria o espaço ainda nem sequer está em processo de insolvência”.

Raul Cristóvão (PS) alertou também para o estado do Chafariz D. Maria I, “que já apresenta sinais de degradação e que Monumento de Interesse Público desde 2012, e necessita de uma intervenção de fundo”, com Álvaro Amaro a referir que a obra está calendarizada para 2019, “porque tem de responder a vários pressupostos”, e para o estado do “muro inclinado em risco de derrocada, junto da ‘Varanda Azul’”.

A necessidade de alterações dos circuitos da TST em determinadas zonas do concelho “para uma maior cobertura das várias necessidades” e ainda a questão de “o Palmelense não poder utilizar os equipamentos da Palmela Desporto como os outros clubes, bem como qual a razão do diferencial entre o que foi pedido e o que realmente recebeu”, foram outros dos temas levantados por Raul Cristóvão.

Álvaro Amaro explicou que “a Câmara Municipal já apoiou o Palmelense com 130 mil euros para um sintético, mais comparticipação numa candidatura para um campo de sete, que sempre utilizou mais do que todos os outros clubes as instalações do Palmela Desporto. Agora porque não se organizaram, não se justifica este tipo de queixas. Quando planeiam as suas épocas e modalidades têm de ter em conta que há limitações de infraestruturas, porque há tabelas de utilização que contemplam também os outros clubes desportivos.”

O vereador Luís Miguel Calha (CDU) explicou ainda que “se fossemos dar as horas que o Palmelense queria de utilização, mais nenhum clube treinaria no Complexo Desportivo Municipal. Além disso, o clube está em incumprimento com o pagamento de contratos-programa, e a Câmara Municipal está até na posição em que poderia proibir a utilização por parte deles das infraestruturas desportivas, mas não o vamos fazer, temos tentado chegar a um acordo de pagamento mas até agora os contactos têm sido infrutíferos”.

Na Ordem do Dia foram aprovadas várias propostas, entre elas o pedido de transferência da ‘Farmácia Centro Farmacêutico’ da zona norte do Pinhal Novo, para a zona sul, atribuição de apoio financeiro à Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI Pinhal Novo, a empreitada de remodelação e ampliação da EB António Matos Fortuna, e a abertura de procedimento de ajuste directo para a empreitada de regularização da Ribeira da Salgueirinha, “um processo que nunca foi fácil pela quantidade de entidades que abrange e até pelos processos de expropriação, que estão completos”, frisou Álvaro Amaro.

No período dedicado ao público interveio a munícipe Ana Cadeireiro, produtora de hortofrutícolas, que questionou sobre a limpeza da Vala da Salgueirinha, as questões ambientais que vão advir com as obras na vala e ainda a existência de lixo que fica aquando dos mercados mensais.

Álvaro Amaro explicou que “existe um plano de limpeza anual da Vala que abrange várias zonas”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *