DestaqueGastronomiaPalmela

Palmela | ‘Venham conhecer o melhor queijo e vinho do mundo’

O convite para conhecer  “o melhor queijo e vinho do mundo” foi feito esta tarde por Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela na abertura da 27.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho na Quinta do Anjo.

A iniciativa, que decorre até domingo, com um vasto programa de actividades, teve a sua abertura oficial na tarde desta sexta-feira, com a presença de autarcas e entidades.

Francisco Macheta, presidente da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, relembrou o período da pandemia, durante o qual não foi realizado o Festival, mas também a opção de o realizar em 2022.

“Ainda em confinamento, arriscámos em realizar o Festival e esse foi um dos melhores anos em vendas que tivemos. Tudo isso deixou-nos mais motivados do que nunca para garantir a proximidade entre produtores e consumidores.”

O Festival tem algumas novidades este ano, que Francisco Macheta salientou, como “a utilização de copos reutilizáveis e a eliminação de plásticos descartáveis, além de mais espaços cobertos e para refeições”.

 Como não podia deixar de ser, umas das estrelas deste Festival é a Ovelha Saloia, que volta a estar em destaque nesta edição, além das actividades equestres.

Com o evento a ser realizado na freguesia da Quinta do Anjo, também o presidente da Junta de Freguesia, António Mestre, deixou algumas palavras aos organizadores e participantes, agradecendo “aos que há 27 anos atrás tiveram a coragem de iniciar este Festival, e durante estes anos têm conseguido ser resilientes, adaptando-se a crises, pandemias, a uma legislação avulsa, e que demonstraram ser não apenas resilientes como também resistentes.

Este é um festival que se adapta, mas também que mantém valores, aposta na cultura do movimento associativo, garante as acessibilidades a todos, e eleva e promove os produtos locais.”

Álvaro Amaro também destacou a importância do evento “que queremos levar cada vez mais longe, porque a autarquia está fortemente empenhada e faz parte da família que põe este certame em pé, que só acontece com a conjugação de vontades”.

Apesar de toda a dinâmica do Festival, o autarca não esqueceu as dificuldades que o sector vive, que fez chegar ao Ministro da Agricultura “durante a iniciativa ‘Governo + Próximo’, ao qual chamei a atenção para as necessidades e a falta de investimento à pastorícia”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *